#Turismo: Maresias, no litoral de São Paulo, oferece três opções de roteiros para curtir uma boa viagem

fevereiro 28, 2021


Cachoeiras, trilhas, piscinas naturais, ilhas, mergulho e até rapel. Tudo isso você encontra em uma viagem para Maresias, no litoral Norte de São Paulo. Conhecida por ter uma das mais belas praias da região Sudeste brasileira, Maresias é garantia de uma viagem tranquila, ao ar livre e com a natureza por todos os lados, com muito bem-estar para o corpo e a mente. 

O destino surpreende com uma variedade de passeios e de roteiros: dos mais curtos, perfeitos para um fim de semana longe do estresse das grandes cidades; aos mais longos, para quem quer curtir as férias sem ter que ir muito longe de casa. Maresias conta com fácil acesso rodoviário por meio de estradas seguras do eixo Rio-São Paulo, a apenas 173 km da capital paulista.

Além disso, os estabelecimentos de Maresias estão comprometidos em seguir os protocolos de prevenção contra o Novo Coronavírus para oferecer um turismo seguro e responsável, um trabalho liderado com seriedade pela Associação de Pousadas e Hotéis, Bares e Restaurantes de Maresias (APHMBR).

Roteiro de 3 dias

Para o primeiro dia no paraíso de Maresias, a dica é fazer a Trilha dos Mirantes, que liga o destino à praia vizinha de Paúba em um trajeto de 2 km. Entre vegetação e rochas costeiras, o caminho é tranquilo e conta com dois mirantes naturais, que oferecem vistas panorâmicas para as duas praias citadas e para as ilhas de Alcatrazes e Montão de Trigo

No final, um rapel de 10 metros de altura, ideal para os aventureiros iniciantes, garante fotos incríveis. Dessa trilha também sai o acesso para a Praia do Saco, ou Praia dos Pescadores, pequena faixa de areia praticamente deserta.

Outro passeio que não pode faltar em um roteiro mais curto em Maresias é o circuito das cachoeiras do Ribeirão de Itu. A trilha de nível moderado atravessa a Mata Atlântica dentro do Parque Estadual da Serra do Mar, na vizinha Boiçucanga, e leva a uma sequência de três cachoeiras deslumbrantes: Samambaiaçu, da Pedra Lisa e da Hidromassagem.

No último dia, um tour de bicicleta pelo bairro é uma ótima pedida para conhecer um pouco da cultura local e avistar as belezas pelo caminho. A dica é seguir até o Poço do Caetano, conjunto de piscinas naturais de águas cristalinas e pequenas quedas d’água cercadas em plena Mata Atlântica.

Após os passeios, a Praia de Maresias é o lugar certo para curtir o sol e o mar e relaxar. Com 5 km de extensão, a longa faixa de areia clara e fofa se estende do Canto do Moreira, preferido entre os surfistas, ao Canto da Barra, onde as águas são mais tranquilas no encontro do rio com o mar. Há ainda espaços para futevôlei, beach tennis e outros esportes na areia, além de uma pista de skate na Praça Internacional do Surfe e uma ciclovia.

Roteiro de 5 dias

Depois da Trilha dos Mirantes, das cachoeiras do Ribeirão de Itu e do biketour até o Poço do Caetano, o destaque do quarto dia da viagem é Calhetas, a apenas 25 minutos de Maresias. Bem tranquila e reservada, a Praia de Calhetas tem areia clarinha e águas cristalinas.

O acesso só é possível através de uma curta caminhada. Já a Trilha de Calhetas leva a uma cachoeira de 95 metros de altura, considerada o melhor lugar da região para fazer rapel. No topo, os corajosos são presenteados com uma vista privilegiada para o oceano.

No dia seguinte, siga para um passeio náutico pelas ilhas próximas a Maresias. O roteiro geralmente compreende paradas na Ilha das Couves, na Ilha dos Gatos e em As Ilhas. Além do trajeto já render visuais espetaculares, ainda é possível caminhar pelas rochas, nadar em piscinas naturais, fazer snorkeling ou mergulho e muito mais.

No fim da tarde, vá ao mirante que pode ser acessado a partir da estrada entre Boiçucanga e Maresias – dá para observar a praia em toda sua extensão e ainda admirar o pôr do sol. Outro passeio bom para esse horário é conhecer o Beco da Mulher Maravilha, o canto da arte urbana em Maresias. No caminho para a praia, é uma viela que ganhou vida nova com o colorido dos muros grafitados.

Roteiro de 7 dias

Caso sua estadia em Maresias seja mais prolongada, vale agendar um passeio a um dos maiores paraísos naturais da região: o Arquipélago de Alcatrazes. Localizado a 45 km da costa de São Sebastião, foi aberto ao turismo há pouco mais de dois anos. 

Por ser um Refúgio de Vida Silvestre, as atividades permitidas se concentram apenas no entorno das ilhas, com mergulho, snorkeling e visita embarcada, e o passeio só pode ser realizado através de empresas cadastradas pelo ICMBio. O arquipélago abriga mais de 1.300 espécies, sendo 100 delas ameaçadas de extinção, e é considerado berçário de vida marinha, com uma biodiversidade maior do que a de Fernando de Noronha.

No último dia da viagem, aproveite para caminhar pelo centro histórico de São Sebastião, repleto de construções em estilo colonial, restaurantes e lojinhas. Vale também conhecer outras praias próximas a Maresias, como Santiago e Toque Toque Pequeno.

Passeios

Grande parte dos passeios citados acima faz parte do catálogo de experiências do MaresiasTur, empresa que é referência em turismo receptivo, com base na Praia de Maresias. Mais informações em: www.maresiastur.com.br

Onde ficar?

Quando o assunto é hotelaria, Maresias consegue atender a todos os bolsos e perfis de visitantes. São dezenas de meios de hospedagem, entre hotéis, pousadas e hostels, com diferentes áreas de lazer e serviços. Há de hotéis pé na areia a pousadas integradas ao verde da Mata Atlântica, com foco em famílias, casais ou grupos de amigos e até mesmo estabelecimentos pet friendly.

Onde comer?

Maresias também proporciona uma verdadeira viagem gastronômica. Os dias ensolarados de verão podem ser acompanhados por pescados, frutos do mar e os sabores da típica culinária caiçara, além de hambúrgueres artesanais, comida natural, pratos vegetarianos, açaí, empanadas, sorvetes, pizzas, espetinhos, carnes, massas italianas e muito mais. Vários estabelecimentos, inclusive, oferecem áreas bem arejadas ou até mesmo externas, com mesas ao ar livre.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários