#Obituário: Morte de Tom Veiga, intérprete do Louro José, do Mais Você, mobiliza todo o País

novembro 05, 2020

Crédito: TV Globo / Reprodução. 

Uma das parcerias mais engraçada das manhãs da TV se encerrou esta semana de forma triste e inesperada. É que Tom Veiga, intérprete do fantoche Louro José, parceiro de @anamariabraga, no programa #MaisVocê, da TV Globo, faleceu na tarde deste último domingo (01/11), no Rio de Janeiro (RJ), véspera do feriado do Dia de Finados. De acordo com o laudo preliminar do Instituto Médico Legal, ele teve um Acidente Vascular Cerebral (AVC) hemorrágico, provocado por um aneurisma. 

Tom teria que viajar a trabalho no final de semana e não respondia as ligações de amigos e da produção do programa em que trabalhava. Ele foi encontrado morto em casa por amigos. Desde o início da semana, Ana Maria Braga tem dedicado boa parte do #MaisVocê a uma homenagem ao Louro e, consequentemente, ao Tom. Com personalidades completamente diferentes, Ana Maria fez questão de pontuar que era possível diferenciá-los ao longo dos mais de 20 anos juntos.

Veja também:


No programa de segunda-feira (02/11), transbordando de lágrimas, a titular do #MaisVocê, de forma muito corajosa, conduziu o programa sozinha, dedicando essa última homenagem ao papagaio mais querido da TV brasileira, contrariando toda e qualquer expectativa de que ela não conseguisse por ter perdido não só um companheiro de palco, mais um filho, como ela mesma fazia questão de se referir ao Tom Veiga/Louro José.

O Brasil inteiro chorou junto com a Ana Maria Braga. Arrisco a dizer que foi uma das perdas do mundo artístico que mais mobilizou o público. Por mais estranho que possa parecer, há quase três décadas estamos acostumados a ver a “Namaria” e o Louro José juntos na telinha, seja contando piadas, seja atuando como coapresentador nas receitas, nas pautas do programa ou nas entrevistas. O Louro José jogava nas 11, como diz o ditado popular. É tanto que a Globo o colocava ao lado dos jornalistas nos momentos finais do “Bom Dia Brasil”, fazendo a chamada do #MaisVocê.
Crédito: TV Globo / Reprodução. 

É importante dizer que tanto Ana Maria, quanto a TV Globo, já se pronunciaram que não irão colocar outro intérprete do Louro José, uma atitude muito bonita e de respeito ao trabalho genial de Tom Veiga que elevou o nível dos fantoches na TV como parceiro de apresentadores para programa voltado para o público adulto, como o Xaropinho, do Ratinho, no SBT; o Guinho, parceiro de anos da Palmirinha na TV Gazeta e na FOX, e a Judite, da Hora da Venenosa, do Balanço Geral, da Record TV.

Irônico, inteligente, bem-humorado e, às vezes, sarcástico, Louro José funcionava como um importante apoio para Ana Maria Braga, ajudando-a a se lembrar de informações da pauta ou do nome dos convidados. Sem contar que, muitas vezes, os dois se acabavam de rir com o desafio de charadas ou de conversas de temas trazidos pela edição do dia do programa. É um personagem da TV brasileira que vai fazer falta, com toda certeza. 

Para que a gente possa relembrar os momentos mais marcantes do Louro José na TV, o canal @divadepressao fez um vídeo especial selecionando as principais aventuras do papagaio. Acompanhe:





Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários