#CaféLiterário: Livro analisa a construção de personagens transexuais em telenovelas brasileiras

novembro 23, 2020


Entre os dias 23 a 27 de novembro, o jornalista, publicitário e roteirista da @redeglobo, Lalo Homrich, vai lançar pelo Instagram, o seu novo livro "Transexuais em telenovelas: a construção de personagens na Rede Globo", publicado pela Editora Insular, de Florianópolis (SC), sua terra natal. 

O livro pode ser adquirido através do site da Editora Insular ou em contato diretamente o autor pelo Instagram em @lalohomrich. Valor do exemplar é de R$ 49,00 (+ frete). Atualmente, Lalo é colaborador de Thereza Falcão e Alessandro Marson na próxima novela das seis, "Nos Tempos do Imperador", com previsão de estreia em 2021.

De segunda a sexta-feira, sempre às 20h, o autor entrevistará alguns profissionais da TV Globo, escutados no livro, e especialistas, para debater, publicamente, os processos internos de produção de novelas e a importância de pensar a transexualidade dentro da televisão brasileira.

No primeiro dia desta semana de lançamento, o autor vai conversar, ao vivo, com a autora de novelas @GloriaPerez. Nos dias seguintes as entrevistas serão com a escritora Jaqueline Gomes de Jesus, Doutora em Psicologia e professora do IFRJ, o ator Luís Miranda, que interpretou a Dorothy em "Geração Brasil", a antropóloga e escritora Mirian Goldenberg e, por fim, na sexta-feira, com a atriz Carol Duarte, o Ivan de "A Força do Querer". 

O livro é resultado da tese de doutorado do autor em Comunicação Social pela PUC-Rio, orientada pelo antropólogo José Carlos Rodrigues. A obra apresenta uma discussão aprofundada sobre os personagens transexuais em telenovelas da TV Globo desde 1965 - sua inauguração - até o ano de 2017: Ramona, mulher trans, na novela "As Filhas da Mãe" de 2001, Dorothy, mulher trans, na novela "Geração Brasil", de 2014, e Ivan, homens trans, na novela "A Força do Querer", de 2017. 

Para compreender a construção desses personagens, foram escutados, a partir da utilização do método de entrevista em profundidade, 16 profissionais da emissora, entre atores, autores, diretores e gestores: Carlos Henrique Schroder, Gloria Perez, Rogério Gomes (Papinha), Carol Duarte, Silvio de Abreu, Jorge Fernando, Claudia Raia, Filipe Miguez, Izabel de Oliveira, Denise Saraceni, Luís Miranda, Monica Albuquerque, Edna Palatnik, Gabriela Máximo, Fábio Fabrício Fabretti e Gustavo Gontijo.
Lalo Nopes Homrich acaba de lançar seu novo livro, "Transexuais em telenovelas". Crédito: Divulgação. 

Para enriquecer a discussão, recorreu-se a referências bibliográficas sobre gênero, sobre a
temática da transgeneridade contemporânea e pesquisas sobre a importância da televisão e das telenovelas nos debates sociais no Brasil. Por fim, o estudo expõe - também de forma inédita, reflexões sobre os rumos do assunto dentro da dramaturgia e os caminhos para que a discussão seja tratada, cada vez mais, com responsabilidade e relevância em telenovelas brasileiras.

Temática

Além das entrevistas que revelam como foram construídos os personagens trans em telenovelas da TV Globo, o livro traz informações que fazem compreender a realidade dessa temática em nosso país. Algumas estatísticas:

# O Brasil é o país que mais mata transexuais no mundo, ocupando essa posição pelo 12° consecutivo em 2020.
# Entre outubro de 2019 a setembro de 2020, 152 pessoas trans foram assassinadas no Brasil.
# A cada 48 horas uma pessoa trans é morta em nosso país.
# 80% dos casos foram identificados como pessoas negras e pardas.
# A expectativa de vida da população trans é de cerca de 35 anos, metade da média da população brasileira.
# 82% dos transexuais não concluem seus estudos.
# 61% da comunidade LGBT+ esconde sua identidade de gênero ou sua sexualidade em seus empregos por medo.

Programação 

# Dia 23/11 (segunda-feira) / 20h - Entrevista com a autora de novelas, Gloria Perez.
# Dia 24/11 (terça-feira) / 20h - Entrevista com a escritora e professora de psicologia do IFRJ, Jaqueline Gomes de Jesus.
# Dia 25/11 (quarta-feira) / 20h - Entrevista com o ator Luís Miranda, que interpretou a transexual Dorothy em "Geração Brasil".
# Dia 26/11 (quinta-feira) / 20h - Entrevista com a antropóloga e escritora, Mirian Goldenberg.
# Dia 27/11 (sexta-feira) / 20h - Entrevista com a atriz Carol Duarte, que interpretou o transexual Ivan em "A Força do Querer".

As entrevistas com convidados especiais, ao vivo e gravadas, estarão disponíveis no Instagram do autor de segunda a sexta-feira, sempre às 20h.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários