#FalasNegras: Especial mostra para o público personalidades negras que mudaram a história

novembro 18, 2020

Crédito: TV Globo / Victor Pollak / Reprodução. 

É na luta por igualdade, dignidade e respeito que Marielle FrancoMilton Santos, Malcolm X, Lélia Gonzalez, Nina Simone e outros tantos personagens se encontram. As árduas trajetórias desses heróis e heroínas se cruzarão em Falas Negras, especial idealizado e organizado por Manuela Dias e dirigido por Lázaro Ramos, que será exibido pela TV Globo, às 23h, em 20 de novembro.  

Além deles, outros 18 depoimentos históricos e autobiográficos de pessoas negras que lutaram contra o racismo e pela justiça poderão ser vistos na TV, no Dia da Consciência Negra (20/11). Os atores Ailton Graça, Samuel Melo, Mariana Nunes, Ivy Souza e Aline Deluna também falam sobre a necessidade de se fazer da data não um momento de celebração, mas sim, de reflexão.

"Fiquei muito emocionada com o convite porque a Marielle significa muito para mim, em muitos lugares. Eu fiquei muito feliz! É uma personagem importante para a história recente no Brasil. Eu senti vontade de ter conhecido mais a Marielle. Me deu esse desejo de falar “meu Deus, por que eu não sabia tão mais dela antes da execução?” Eu acho que todos os brasileiros mereciam conhecê-la mais. Ela tinha tanto a dizer e tanto a fazer", comenta a atriz Taís Araujo.

Já o ator Ângelo Flávio encarna o escritor, dramaturgo, poeta e crítico social, James Baldwin. "Foi um desafio e uma responsabilidade muito grande interpretar esse ativista negro, homossexual e escritor gigante. Um homem que esteve à frente do seu tempo e lutou contra o racismo e pelos direitos civis. Me emocionei muito, pensava nele a todo instante. Estamos falando do intelectual negro e gay que problematizou a invenção do negro e do branco nas Américas e no mundo", revela Ângelo Flávio. Abaixo, assista ao teaser do especial na TV:

Inclusão

Pela primeira vez, uma emissora de TV aberta brasileira cria um especial para apresentar o público - mesclando depoimentos ficcionais e utilizando os recursos de teledramaturgia, personalidades negras que mudaram a história do Brasil e do mundo.
Crédito: TV Globo / Victor Pollak / Reprodução. 

Mais do que sensibilizar a população não-preta sobre essas figuras tão emblemáticas da nossa história contemporânea, o Falas Negras nasce com uma missão muito bonita de homenagear esses personagens que, nem sempre, são conhecidos de todo o público.

Por mais que o Dia da Consciência Negra seja importante para valorizarmos a Cultura Negra e lembrarmos da importância do fortalecimento da luta anti-racista, se faz necessário que as discussões de igualdade racial aconteçam de forma mais massiva não só em único dia, mas durante todo o ano. Infelizmente, o racismo estrutural ainda se faz presente de forma perversa e velada. É hora de por a boca no trombone!




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários