#Curiosidade: Biscoito ou bolacha? Aprenda dicas para manter o alimento crocante e fresquinho

julho 20, 2020

Crédito: iStock / Reprodução. 
Dia 20 de julho é o Dia do Biscoito, um alimento muito comum na culinária mineira. Temos desde biscoitos doces, feito a base da nata, até biscoitos salgados, feito com polvilho e queijo canastra. Também temos os cookies, uma versão gringa de biscoito doce assado com gotas de chocolate ou MMs

O que não falta são receitas saborosas de biscoitos, não é mesmo? Qual é o seu favorito? Biscoito acompanha café, capuccino, chá, suco ou vitamina e sempre pode ser uma opção de lanche no nosso dia-dia.

Porém, há algumas regiões do Brasil em que esse alimento é chamado de “bolacha”. Mas, qual está correto? Os dois. Mesmo assim, há quem defina como critério de desempate que a palavra “biscoito” entrou primeiro na língua portuguesa. 

De acordo com o Associação Brasileira das Indústrias de Biscoitos, Massas Alimentícias e Pães & Bolos Industrializados (ABIMAPI), os dois termos são equivalentes no que diz respeito à legislação e também são válidos quando se aplica sua etimologia ao modo que o alimento é produzido.

Apesar de toda a discussão, ambos podem possuir os mesmos ingredientes. A grande diferença, segundo a sabedoria popular, é o modo de preparo, fazendo com que os biscoitos (mais gordinhos) dificilmente fiquem planos como as bolachas. 

Atualmente, o Brasil é o segundo maior produtor de biscoitos do mundo, com 1,2 mil tonelada fabricada por ano, segundo a ABIMAPI. Também segundo o órgão, o produto está presente em 99,9% dos lares brasileiros e a média adquirida pelas pessoas em cada visita ao mercado é de 700 gramas.

A discussão é tanta que até a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) se posicionou sobre o assunto. Segundo a Anvisa, as duas palavras servem para falar do mesmo produto. Isso consta em um decreto da agência com mais de dez anos. 

De acordo com a designação de produtos do Decreto 3.029, de 16 de abril de 1999, “Biscoitos ou bolachas são os produtos obtidos pela mistura de farinha(s) e ou amido(s) com outros ingredientes, submetidos a processos de amassamento e cocção. Podem apresentar cobertura, recheio, formatos e texturas diversos”.

Seja doce ou salgado, o que importa é que um biscoito cai bem em qualquer hora do dia, não é mesmo? Mas, ninguém curte quando eles estão murchos, né? Quem nunca foi ansioso pegar um biscoito que sobrou do dia anterior e, ao morder, descobriu estar sem graça? 

Em contato com o ar, o biscoito absorve umidade, ficando desse jeitinho desagradável mesmo. Por isso, confira algumas dicas sobre como conservar o alimento e salvar a sua crocância por mais tempo:







Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários