#CaféLiterário: Coleção de livros digitais do Leia para uma Criança homenageia profissionais da saúde

maio 07, 2020

Crédito: Freepcik / Reprodução. 

Os profissionais de saúde que estão na linha de frente nas ações de enfrentamento ao Novo Coronavírus ganharam nesta semana mais uma homenagem que busca também deixar clara para as crianças a importância de sua atuação. A coleção de livros digitais do Leia para uma Criança ganha o título "Super protetores", que mostra ao público infantil como médicos, enfermeiros e outras categorias são os "super-heróis" modernos. Para ver a obra, clique aqui.

Escrito por Jessé Andarilho e ilustrado por Ivy Nunes, o título se junta à coleção digital do programa de incentivo à leitura na primeira infância do Itaú Unibanco e da Fundação Itaú Social. Completando 10 anos em 2020, a campanha promove desde sua criação que "quando você lê para uma criança ela pode buscar o futuro que quiser".

"Em um momento de tantas dúvidas e no qual as crianças estão fora de sua rotina, longe da escola, professores e amigos, é importante que elas possam entender de alguma forma o que está acontecendo. Falar dos médicos e dos demais profissionais que estão trabalhando com tanta dedicação nos permite levar o tema ao público infantil de forma lúdica, ao mesmo tempo que fazemos uma merecida homenagem", diz Juliana Cury, superintendente de marketing institucional do Itaú.

Com "Super protetores", a coleção digital alcança 16 livros, todos disponíveis de forma online. O título também poderá ser enviado por WhatsApp através do bot feito em parceria com a Take para distribuir alguns deles. Para receber, basta enviar uma mensagem para o número do bot: (11) 98151-1078.

Os usuários recebem a opção de baixar apenas ele ou todo o conteúdo disponível - além dos livros do Leia para uma Criança, a ação também conta com uma cartilha do Ministério da Saúde que explica o coronavírus para as crianças. O material apresenta a doutora Carla, que explica para as crianças o que é o coronavírus, o que pode e não deve ser feito, como proteger as famílias - com destaque para contato com os avós, de maneira simples e educativa.

Os demais livros disponíveis para download via WhatsApp são "O Cabelo da Menina", de Fernanda Takai; "A canção dos pássaros", de Zeca Baleiro; "Azizi, o Menino viajante", de Conceição Evaristo; "A Menina das Estrelas", de Tulipa Ruiz; "O Menino e o Foguete", de Marcelo Rubens Paiva; e os recentes "Sovaco da Cobra", e "A Flor que chegou primeiro", adaptações de textos escritos por Angelo Ferreira e Mayara de Aleluia Pereira, respectivamente, vencedores da Olímpiada de Língua Portuguesa de 2016. Os dois últimos também foram tema de contação de histórias pelo cantor Zeca Baleiro em seu perfil no Instagram.

Em formato PDF, os conteúdos podem ser compartilhados com outros contatos e acessados de qualquer smartphone. Apenas no mês de abril, o bot do Whatsapp enviou 4.1 milhões de livros digitais em PDF e mais de 753 mil mensagens foram trocadas na plataforma.

Livros Digitais

As histórias da série de livros digitais, assinadas por autores e ilustradores convidados pelo banco, são idealizadas para serem lidas por adultos para crianças em sua primeira infância, pelo celular ou tablet. Unem a simplicidade da leitura com a tecnologia. 

As edições mais recentes, lançadas no dia 23 de abril, foram baseadas em textos escritos por estudantes que venceram a Olimpíada de Língua Portuguesa de 2016: "A flor que chegou primeiro" e "Sovaco da Cobra".

Edições anteriores tiveram como autores escritores e artistas renomados, como Conceição Evaristo, Fernando Veríssimo, Marcelo Rubens Paiva, Tulipa Ruiz e Zeca Baleiro, entre outros, além de uma adaptação do livro "Malala, a menina que queria ir para a escola", de Adriana Carranca. A coleção alcança atualmente 16 títulos, e pode ser vista no site oficial.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários