#CaféInSérie: Arcanjo Renegado, novo thriller policial do Globoplay, retrata a violência no Rio de Janeiro

março 05, 2020

Crédito: Carlos Fofinho / Reprodução. 
O que se passa na cabeça de um policial que convive todos os dias com a violência? Será que a sua noção de Justiça pode ser corrompida? Essa é a premissa da série original Arcanjo Renegado, exclusiva para assinantes do @Globoplay

Com 10 episódios, a série foi criada por José Junior, fundador do Grupo Cultural AfroReggae, e possui a direção geral de Heitor Dhalia e direção de André Godói. Trata-se de uma co-produção do Globoplay e do Multishow com a AfroReggae Audiovisual.

Bastante elogiada pela crítica e eleita a melhor estreia de séries da plataforma de streaming do Grupo Globo, “Arcanjo Renegado” narra a história de Mikhael (Marcelo Mello Jr.), um sargento comandante de uma equipe do BOPE no Rio de Janeiro

Depois de se envolver em uma operação que terminou em chacina, ele é transferido para uma unidade policial no interior do estado. No elenco também estão atores como Érika Januza, Leonardo Brício, Dani Suzuki, Alamo Facó, Rita Guedes, Flávio Bauraqui, entre outros. Assista ao trailer:


"Dentro dos próprios princípios, ele é um cara honesto e não faz o que faz por maldade ou prazer de matar, porque considera que isso é honrar a farda que ele usa. (...) A mensagem da série é mostrar como está o nosso Estado, como precisamos ficar mais atentos ao ser humano, procurar ver o outro lado das coisas", revela o ator Marcello Melo Jr., protagonista da série.

A produção teve cenas rodadas no Complexo da Maré (favelas do Morro do Timbau, Baixa do Sapateiro e Roquette Pinto e no Piscinão de Ramos), nos bairros da Penha e Ramos, na Avenida Brasil e em locações no Centro do Rio, tendo a Assembleia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro (Alerj) como cenário constante na parte política da trama.

Dos 16 personagens policiais membros da Equipe Arcanjo, 14 são integrantes reais do Bope. Os papéis de traficantes foram desempenhados por egressos do sistema penal – 40 homens que já se envolveram com a criminalidade no passado e encenam, na tela, situações semelhantes ao que já vivenciaram na vida real. Para a gravação da série, os atores tiveram um treinamento específico para orientar a atitude, movimentação correta e a postura com o armamento nas cenas de ação.

História

De acordo com a hierarquia angelical, Mikhael é o príncipe dos arcanjos. Seu nome é invocado por representar a coragem, defesa forte e proteção divina, ecoa como um grito na guerra. Em Arcanjo Renegado, Mikhael é o nome do primeiro-sargento do Batalhão de Operações Especiais (Bope), vivido por Marcello Melo Jr. 

Ele é o único praça a liderar uma equipe no Bope, a Arcanjo, tida como a mais bem treinada, eficaz e letal do batalhão, respeitada dentro da corporação e temida pelos bandidos. Mas o atentado a Eustáquio (Gutti Fraga), vice-governador do Rio de Janeiro, é a primeira onda do tsunami que vai virar a vida do sargento pelo avesso.
Erika Januza e Marcelo Mello Jr protagonizam a série “Arcanjo Renegado”, exclusiva para assinantes do Globoplay. Crédito: Reginaldo Teixeira / Reprodução.   

“Na trama, o Mikhael perdeu muito cedo o pai, policial militar, vítima da violência, e a mãe, por conta de um câncer. Cresceu cuidando da irmã, Sarah (Erika Januza), mas, em função da morte do pai, e por ter um olhar extremamente equivocado da sua própria instituição e da sociedade fluminense, ele é um ser com uma visão de correção deturpada”, explica Jose Junior, criador da série.

A faceta violenta e implacável de Mikhael vai bater de frente com o posicionamento humanista do jornalista Ronaldo Leitão (Álamo Facó). De forma independente, celular e câmera à mão, ele denuncia abusos cometidos nas favelas cariocas durante as operações policiais. Mas não será ele o maior rival do sargento.

Com faro apurado para delitos, Mikhael acaba sendo usado como uma marionete por poderosas figuras que comandam esquemas nas mais altas esferas da política do Rio de Janeiro. Sem saber que está no centro de uma guerra de poder, passa incomodar o crime organizado e precisa ser eliminado. Depois de comandar uma invasão que termina em chacina, ele é preso, e na sequência, transferido para o interior do estado para ficar fora de circulação.

Segunda temporada

“Arcanjo Renegado” mal estreou e já teve a segunda temporada confirmada no Globoplay. José Júnior já começou a escrever os episódios, e as gravações estão previstas ainda para este ano. “Mikhael (Marcelo Mello Jr) terá um encontro com sua ancestralidade e estará ainda mais conectado consigo mesmo. Ele volta mais reflexivo, até por conta das perdas que sofreu. E vai lutar como nunca. Teremos muitas cenas de ação”, adianta o autor.

“Arcanjo Renegado é um sucesso. A série revelou novos criadores e abordou temas sensíveis de maneira arrojada e sem maniqueísmos. Foi bem recebida pela crítica e aclamada pelos assinantes. A confirmação da segunda temporada consagra esses bons resultados e reafirma nossa estratégia de buscar no mercado independente parceiros capazes de contar boas histórias”, pontua Erick Brêtas, diretor de produtos e serviços digitais.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários