#CaféFolia: Campanha incentiva a doação de sangue antes do Carnaval em todo o Brasil

fevereiro 12, 2020

Crédito: Venilton Küchler / Agência de Notícias do Paraná. 

Em períodos de feriados como o Carnaval, os estoques de bancos de sangue do Sistema Único de Saúde (SUS) podem cair de forma significativa, o que prejudica o atendimento de pessoas vítimas de acidentes e traumas que necessitam de transfusão, por exemplo, segundo o Ministério da Saúde. Atualmente, o índice de pessoas que doam sangue constantemente no Brasil é de 1,8%, percentual que pode ser aumentado para até 3%, segundo indicação da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Por isso, os Hemocentros de todos o país estimulam a doação de sangue antes do Carnaval para que os bancos de sangue possam estar abastecido nesta época. Toda pessoa sadia, com boa saúde, de 16 aos 69 anos, com peso acima de 50 quilos está habilitada a fazer a doação. Em Belo Horizonte (MG), basta agendar a sua doação na @Hemominas pelo telefone 155 ou pelo site. Para saber todos os critérios, clique aqui.

Pensando nisso, o banco @santander_br lançou a campanha #EuDouOSangue, que acontece de 08 a 20 de fevereiro, véspera do Carnaval, um período considerado crítico em função da ausência de doadores voluntários e aumento da demanda por bolsas.
Crédito: Venilton Küchler / Agência de Notícias do Paraná. 
O tempo médio de doação é de 40 minutos e a cada bolsa de sangue doada, é possível salvar até quatro vidas. Somando todas as edições e, considerando essa conta, o Santander calcula que já foram salvas mais de 122 mil. 

Para orientar os interessados em doar, foi criado um hotsite exclusivo. Nele é possível encontrar todas as condições gerais, de saúde e de comportamento, necessárias para realizar uma doação. Também é possível fazer a busca de hemocentros em todos os estados do Brasil. Assista abaixo um vídeo sobre mitos e verdades sobre doação de sangue:


Mobilização

O movimento iniciado entre os 48 mil funcionários do banco, hoje ganha força com a participação de diversos membros da sociedade. No ano passado, mais de mil funcionários do Santander se cadastraram como mobilizadores da campanha e divulgaram a importância da doação de sangue em seus grupos de colegas, familiares, amigos e em suas redes sociais. 

Também se juntaram à causa empresas parceiras e universidades, que levaram o tema para seus alunos, funcionários e clientes. “Já começamos a notar um interesse crescente e o assunto vai se tornando cada vez maior. Nossa intenção é que mais organizações se somem para que a gente possa trazer um benefício comum para toda a sociedade”, acrescenta Vanessa.

A expectativa nessa edição é alcançar até 6 mil doadores externos, que se somariam aos mais de 9 mil funcionários do Santander Brasil que doaram na última edição de 2019. O objetivo é ampliar a base de participantes na ação e divulgar a importância do tema.


Grande parte dos doadores responde a chamados eventuais de doação para conhecidos ou a campanhas de hemocentros. E nesta edição, a campanha #EuDouOSangue vem com a proposta não só de trazer mais doadores voluntários, mas também de criar o hábito de recorrência. 

“Sabemos que a necessidade é maior no período de feriados prolongados como o Carnaval e a Proclamação da República, mas há pessoas precisando de sangue durante todo o ano. Inserir a cultura da habitualidade entre os voluntários no Brasil nos levaria a um outro patamar ”, diz Vanessa Lobato, vice-presidente de Recursos Humanos do Santander Brasil.






Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários