#Oportunidade: Como estudar em Portugal usando a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem)?

janeiro 30, 2020

Crédito: Pixabay / Reprodução. 

Por Izabella Bueno*


Nos últimos dias foram divulgados os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em todo o país. O que muitos candidatos não sabem é que podem concorrer às vagas em universidades públicas do Brasil, mas também de algumas instituições de Portugal.

Os convênios entre o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP) com as instituições de ensino em Portugal tiveram início em 2014, a partir de uma alteração na legislação portuguesa que permitiu que as universidades criassem concursos de ingresso para estudantes estrangeiros

Por conta disso, estudar em Portugal é um sonho cada vez mais possível do que se imagina! O país conta hoje com 47 instituições de ensino que aceitam a nota do Enem como critério de seleção e a cada ano só aumenta, visto que em 2019 eram 42 instituições. 

Entre elas estão as universidades mais concorridas, como  a Universidade de Coimbra (uma das mais antigas do mundo), a Universidade do Porto, a Universidade de Lisboa e a Universidade do Minho. Também há instituições nas ilhas dos Açores e da Madeira que aceitam o EnemPara saber as instituições, clique aqui.

Como se inscrever?

Cada instituição pode adotar um processo diferente e solicitar documentos específicos, mas de praxe só é permitido a inscrição nos concursos para estudantes internacionais  – ou seja, aqueles que não possuírem cidadania europeia (independente ser for de outro Estado-membro da União Europeia que não seja Portugal) e que não esteja residindo a mais de dois anos de forma ininterrupta no país.

O mais aconselhável é acessar as informações diretamente no site da universidade de interesse e ver quais são os requisitos adicionais. Geralmente todo o processo é feito online pelo site das instituições e, após os resultados, é solicitada a entrega de documentos de forma presencial ou por correio. A escala de classificação portuguesa, que é de 0 a 200, pode ser adotada em muitos casos, sendo feita uma média proporcional à escala brasileira da avaliação que é de 0 a 1000.

Curiosidade

Os candidatos podem concorrer aos cursos de licenciatura e mestrado integrado, sendo que o termo licenciatura é como a graduação no Brasil, independente se não for um curso de formação acadêmica. Já o mestrado integrado une a graduação à especialização, combinando disciplinas para receber ambos os títulos na sua conclusão.

Investimento

Ao contrário das universidades públicas no Brasil, as instituições públicas portuguesas são pagas, assim como as universidades privadas. Para se inscrever, pode ser cobrada uma taxa que varia entre 20 e 150 €. Em alguns casos pode haver isenção dessa taxa e ser cobrada apenas uma taxa de matrícula, caso o candidato seja aprovado. Há cursos que podem exigir exames físicos e, também, podem cobrar taxas para as avaliações necessárias.  
Crédito: Izabela Bueno / Reitoria da Universidade do Porto.

Vale ressaltar a diferença linguística com relação ao termo “mensalidade” que é mais usado no Brasil, mas que em Portugal é usado o termo “propina”. Então, não se sinta mal ao pagar a propina referente à inscrição, matrícula ou mensalidade de sua faculdade portuguesa, pois não é pejorativo ou ilegal, apenas tem significado diferente em terras lusitanas.

Se aprovado, os valores anuais dos cursos variam entre 1500 e 7000 € que podem ser parcelados. Entretanto, muitas universidades possuem programas de bolsas que dão descontos nas mensalidades ou já aplicam valores mais baixos para estudantes internacionais que sejam da Comunidade de Países da Língua Portuguesa (CPLP).

Universidade do Porto

Situada na maior e principal cidade do norte de Portugal, Universidade do Porto está com as inscrições abertas para estudantes internacionais e é uma das instituições que aceita a nota do Enem como forma de seleção para ingresso.

Fundada em 1911, é a instituição que mais recebe estudantes internacionais de Portugal e está no ranking das 150 melhores universidades europeias além de outros rankings internacionais. Possui 14 faculdades com cursos em diversas áreas do conhecimento e já recebeu mais de 4 mil alunos estrangeiros.

A instituição acredita na importância dos laços que unem os estados membros da CPLP – Comunidade de Países de Língua Portuguesa (Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe e Timor-Leste) e aplica uma redução de até 45% nos valores das mensalidades de estudantes destes países.

Além desse desconto, a U. Porto tem diversos programas de apoios financeiros e de ação social que contribuem para que a experiência seja o mais proveitosa possível. As inscrições para a primeira fase vão até o dia 27 de fevereiro. Consulte informações neste link.



_______________________________________________________
*Perfil: Izabella Fonseca Costa Bueno é jornalista multimídia e mestranda em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto. É correspondente do blog Café com Notícias em Portugal.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários