#MostraTiradentes: Festival exibe filme que retrata distopia Queer sobre o fim do mundo

janeiro 28, 2020

Crédito: Barbara Hostin / Divulgação. 

Estamos em 2050. O mundo como conhecemos está sendo extinto por uma nuvem rosa. Distante do caos urbano, e perdidos por estradas desertas, Pedro e Miguel procuram pela eternidade. 

Essa é a proposta do filme "Os Últimos Românticos do Mundo", cuja primeiríssima exibição está marcada para o próximo dia 29 de janeiro, às 16h30, no Cine Tenda, integrando a programação da Mostra Panorama da 23ª  Mostra de Cinema de Tiradentes. Assista ao trailer:


Mergulhado na década de 1980 para projetar uma visão cor de rosa do futuro, o curta-metragem "Os Últimos Românticos do Mundo" sai do papel, após cinco anos buscando financiamento.

A produção narra o último dia na terra, sob a visão dos apaixonados Pedro e Miguel, interpretados respectivamente por Carlos Eduardo Ferraz e Mateus Maia, a inspiração para a obra "queer-fi" vem diretamente de algumas das maiores referências do gênero, como Blade Runner (Ridley Scott /1982), bem como de outras fitas oitentistas, como "Flashdance" (Adrian Lyne /1983). 

"Talvez seja o filme que eu gostaria de ter visto, bem mais novo, na Sessão da Tarde: uma história de amor, em meio ao fim do mundo, mas com personagens LGBTQ+", comenta o diretor e roteirista, mencionando que a sua influência oitentista vem de sua mãe, dona Marisa, para quem o filme é dedicado.

"Eu cresci consumindo uma década antes da minha por total influência da minha mãe. Até hoje a gente escuta Cindy Lauper juntos, por exemplo", conta o diretor, reforçando a importância da figura materna na obra. 

"Estamos vivendo tempos de absurda intolerância, e ainda somos o país que mais silencia vidas sexo diversas. Esse filme também dialoga com, geralmente, nossa maior fonte de força e apoio, nossas mães. E esse é um dos nossos objetivos ao longo de nossa circulação, dialogar com elas, seja para agradecer o apoio ou para questionar a opressão", diz sobre o filme que teve cenas rodadas em Recife, Jaboatão dos Guararapes e em Bonito, interior de Pernambuco.

Os Últimos Românticos do Mundo tem patrocínio do Governo do Estado de Pernambuco, através da Fundação do Patrimônio Artístico e Histórico de Pernambuco (FUNDARPE)Secretaria de Cultura, via 11º FUNCULTURA / AUDIOVISUAL, e produção da Tarrafa Produções e Portela Produções, em parceria com a Filmes de Marte.

Sobre o diretor

Roteirista, diretor, diretor de arte e montador, Henrique é natural de Recife, formado em Jornalismo pela UFRN. Juntos seus dois primeiros filmes, "Ainda Não Lhe Fiz Uma Canção de Amor" (2015) e "Verde Limão" (2018) acumulam 20 prêmios, e exibições por cerca de 70 janelas, atingindo países, como Brasil, Alemanha, Colômbia, Argentina, Paraguai e Croácia.

Serviço

23ª Mostra de Cinema de Tiradentes
Filme "Os Últimos Românticos do Mundo"
Data: 29/01/2020 (quarta-feira)
Horário: 16h30
Local: Cine-Tenda, Tiradentes (MG) 
Entrada gratuita.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários