#ResponsabilidadeSocial: Dramaturgia com causa norteia atividades da Casa do Autor Roteirista

dezembro 14, 2019

Crédito: Bruno Pires / Reprodução. 

Um dos principais focos da 4ª edição da Casa Autor Roteirista, na cidade mineira de Tiradentes, é entender de que forma o audiovisual pode contribuir com narrativas e provocações que retratam a realidade brasileira. Com esse olhar, o evento iniciou as atividades nesta sexta-feira (13/12), com uma visita à Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC), em São João Del Rei (MG), um projeto alternativo ao sistema comum penitenciário do país. 

Profissionais e interessados no mercado audiovisual que ali estavam presentes puderam aprofundar o conhecimento e discutir possibilidades de um roteiro com causa social. “Trazemos aqui roteiristas, produtores e representantes de canais de TV, para que eles possam viabilizar esses projetos”, explicou o curador e idealizador, Newton Cannito.

Para aprofundar o tema, o diretor da APAC, Antônio Fuzatto, explicou o projeto na companhia de recuperandos, que trouxeram suas histórias e visões em torno da questão. "Aqui não se sabe quem é preso e quem não é, isso não importa. Trabalhamos com os condenados durante o cumprimento da pena, para que eles não precisem voltar mais. Só quem vem aqui e escuta as histórias sabe o drama dessa realidade”, completou. 

Neste contexto, a jornalista @ElianeTrindade apresentou a ideia da sua série em desenvolvimento, baseada na história das associações e dos carcerários que ali estão. "Na nossa realidade de chacinas, violência e armas, temos uma boa notícia para contar: existe, no Brasil, uma tecnologia que funciona, uma prisão sem armas, sem guardas", pontuou Eliane. 

“Primeiro, eu fiz a apuração como jornalista, então percebi como aqui tem um grande potencial dramatúrgico. Agora, como roteirista, penso em como traduzir isso para a sociedade”, contou a jornalista.
Roteiristas realizam visita à APAC de São João Del Rei. Crédito: Bruno Pires / Reprodução.  
No período da tarde, os roteiristas Marcos Nisti (Aruanas) e Marcos Takeda (Unidade Básica) participaram do seminário “Como criar séries a partir de causas”. Com uma exibição de um compilado de ‘Aruanas’, uma coprodução Maria Farinha Filmes e TV Globo, original do Globoplay, os espectadores puderam assistir aos principais momentos da série, que levanta a discussão sobre o trabalho de ONGs ambientais

Estreante na ficção, Nisti destacou a importância de trazer temáticas combativas. "A Maria Farinha Filmes tem a tradição dos documentários com propósitos sociais, mas precisávamos levar isso para esse formato ficcional que conversa e comunica a causa a um público muito maior", disse ele.

“Já vimos séries sobre advogados, detetives, policiais, por que não trazer essa realidade de dentro das ONGs e dos ativistas ambientais? As pessoas precisam saber e ter acesso a essas realidades”, comentou também Nisti. A série Unidade Básica, do canal Universal Channel, é uma produção da Gullane Enttretenimento inspirada em histórias de profissionais da medicina preventiva que buscam melhorar o sistema de saúde pública. 

“A série é para valorizar a base da pirâmide de saúde, para ajudar a diminuir problemas futuros da sociedade”, afirmou Takeda. “A partir da conversa com os profissionais de saúde é que se fez possível escrever e produzir o projeto”, complementou Nisti.
Thiago Souza (Os Marcheiros) e Edu Krieger (Zorra, da TV Globo), realizam debate sobre humor antifascista. Crédito: Bruno Pires / Reprodução. 

Para encerrar a noite da sexta-feira (13/12), a Casa do Autor Roteirista promoveu um bate papo sobre humor antifascista seguido de um sarau do mesmo tema. Thiago Souza, um dos compositores do grupo “Os Marcheiros”, que ficaram conhecidos pela cobertura nacional com charges musicais afirmou: "É necessário trazer soluções lúdicas para os problemas e questões que vemos todos os dias nos noticiários e, assim, lutar contra pensamentos e ideologias fascistas"

Edu Krieger, roteirista do semanal “Zorra”, da TV Globo, ressaltou ainda a diferença entre o humor sensacionalista e as #fakenews: "É muito diferente um do outro. Um tem a intenção de criar e disseminar algo que é falso. Isso é grave. O outro quer fazer graça com o que é verdadeiro", disse. Já neste sábado (14/12), acontece o seminário “Criação em diálogo com o público”, seguida de rodada de negócio, homenagem ao cinema de Pedro Rovai e feira de ideias com pitching de projetos.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários