#Telejornalismo: Nos 50 anos do Jornal Nacional, TV Globo lança livro, hotsite e filmes conceituais

setembro 01, 2019


Para comemorar os 50 anos do Jornal Nacional (JN), a TV Globo lançou o livro “Jornal Nacional: 50 anos de telejornalismo” e as séries "JN 50 Segundos" com depoimentos de até 50 segundos de membros que fazem ou já fizeram parte da equipe; e “JN 50 anos”, que conta a evolução de cinco grandes temas que se destacaram nestas cinco décadas do noticiário. Já a trilha sonora do telejornal, tão familiar aos brasileiros, é protagonista do filme conceitual criado para celebrar a data e que será exibido ao longo da programação.

Com supervisão editorial do diretor-geral de Jornalismo da Globo, Ali Kamel, e da diretora de Projetos Especiais, Maria Thereza Pinheiro, os autores do livro dos 50 anos do JN foram convidados a escrever, da perspectiva das funções que exercem ou exerceram, sobre o desafio de levar os fatos ao público diariamente na televisão.

Veja também:
- JN completa 50 anos apostando na diversidade de apresentadores 
- Memória afetiva do JN na TV ainda é o maior patrimônio da Globo 

Atravessando as páginas da obra, o leitor encontrará recordações dos mais variados profissionais, alguns responsáveis pela fundação da emissora; outros, jovens que têm contribuído para manter o JN próximo de cada nova geração de telespectadores. O livro, lançado pela Globo Livros em parceria com o Memória Globo, traz temas como eleições, grandes coberturas esportivas e internacionais e a narração de tragédias que marcaram o Brasil e o mundo. 

Também aborda a produção do telejornal, com relatos de diretores e jornalistas conhecidos do público, como também de gente que, atrás das câmeras, de frente para os computadores, na operação e na produção, contribui para que o telespectador tenha o JN como sua principal fonte de informação. Para comprar o livro, clique aqui.

História

O site do Jornal Nacional também traz material especial sobre os 50 anos, incluindo uma linha do tempo com 50 fatos marcantes que aconteceram ao longo da trajetória do jornal. Para ver o material, clique aqui.

A inconfundível  vinheta de abertura ganhou uma playlist com suas versões e atualizações nessas cinco décadas. Um vídeo mostra o que acontece nos bastidores da redação pouco antes do tradicional “boa noite” de abertura, com depoimentos de William Bonner e Renata Vasconcellos. 

Os internautas também poderão testar seus conhecimentos sobre a história do JN e sobre a série especial que vai ao ar no jornal – que terá seus cinco episódios disponíveis em uma playlist. Matérias especiais mostram quem são os 27 apresentadores das afiliadas que assumirão o rodízio aos sábados.

Proximidade

Em casa, na rua, no restaurante, no ônibus ou no trabalho. Quantas vezes você parou ao ouvir a trilha de abertura ou avistar a marca visual do Jornal Nacional? Os símbolos do principal telejornal do país são tão presentes na memória do brasileiro e têm uma conexão tão forte com as pessoas que, sem que seja preciso anúncio nominal, indicam que o JN está no ar. 

São também símbolos do principal valor do telejornal, a credibilidade, e sinônimos de fonte segura de informação. É o que celebram os filmes pelo cinquentenário que passam a ser veiculados neste fim de semana em versões de 30 e 60 segundos. Uma pessoa prepara um hambúrguer na cozinha de uma lanchonete e volta o rosto ao escutar a abertura do telejornal. Outra, correndo na rua, se depara com uma televisão ligada na vitrine de uma loja, para na hora e tira os fones. 

No ônibus, há quem tente aproveitar o celular do vizinho. Eles podem até ter consumido a notícia ao longo do dia, mas não deixam de confirmar o fato no Jornal Nacional. Na locução das peças, ganha destaque o que mantém, há tanto tempo, a relação de confiança do brasileiro com o telejornal: "A gente não para de trabalhar, não para de buscar, não para de investigar, não para de questionar. Para você não parar de saber. Há 50 anos, deu no JN é fato". Assista:

Registro afetivo

Do outro lado da tela, milhões de pessoas de todo o Brasil fazem parte da trajetória do JN ao longo desses 50 anos. Para representá-las, a Central de Atendimento ao Telespectador (CAT), em parceria com o Memória Globo, produziu um webdoc com seis telespectadores de diferentes regiões do país. Pessoas que  abriram as portas de suas casas para contar suas memórias e a história de sua relação com o jornal.

Além de lembranças de grandes coberturas e impressões sobre algumas das transformações pelas quais o JN passou, eles revelam um panorama dos hábitos de consumo da televisão neste início de século e mostraram a importância do telejornal na vida dos brasileiros. O webdoc estará disponível na íntegra e em pílulas no site do JN, no site do Memória Globo e nas redes sociais do jornal.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários