#Telejornalismo: Jornal Nacional completa 50 anos apostando na diversidade de apresentadores regionais

setembro 01, 2019



Neste domingo (01/09) o Jornal Nacional (JN), da TV Globo, completa 50 anos no ar de forma ininterrupta. Lançado em 1º de setembro de 1969, o JN é o telejornal de alcance nacional mais antigo da TV aberta e, desde a estreia, o de maior audiência com uma média de 30 pontos, além de ter um dos intervalos comerciais mais caro da televisão, cerca de R$ 1,320 milhão.

Mesmo em tempos onde a notícia em tempo real é facilmente encontrada na internet – sobretudo nas redes sociais e nos aplicativos de mensagens como o Whatsapp, o Jornal Nacional ainda se mantém como referência informativa na vida de milhões de brasileiros, pautando inclusive outros telejornais e veículos de comunicação. Além disso, a predominância da cor azul e o modelo de apresentar o noticiário em dupla sob uma bancada é copiado por todos os outros telejornais noturnos da concorrência.

Veja também:

Apresentado por William Bonner e Renata Vasconcelos, o JN resolveu fazer algo diferente nestes 50 anos: convidou os 27 âncoras das afiliadas da Globo (26 estados + distrito federal) para apresentar a edição de sábado do telejornal. 

O rodízio começou no último sábado (31/08) com os jornalistas Márcio Bonfim, da Globo Nordeste em Pernambuco, e Cristina Ranzolin, da RBS TV do Rio Grande do Sul, e foi bastante comentado nas redes sociais por mostrar a diversidade de rostos e sotaques brasileiros.

Como parte das festividades, já é possível saber quais foram os escolhidos. Em Minas Gerais, a jornalista e apresentadora do MG1, da TV Globo, Aline Aguiar, foi uma das sorteadas para compor a bancada do JN. Apesar de atuar no Nordeste,  o também jornalista mineiro Lyderwan Santos que, atualmente, apresenta o “Bom Dia Sergipe”, da TV Sergipe, afiliada da TV Globo, foi um dos sorteados. Uma curiosidade é que os dois fizeram faculdade juntos, no UniBH, em Belo Horizonte (MG).

Revezamento

De acordo com a TV Globo, a ordem de revezamento será da seguinte maneira: no último dia 31 de agosto, a bancada foi composta por Márcio Bonfim, de Pernambuco, e Cristina Ranzolin, do Rio Grande do Sul.  No dia 7 de setembro, será a vez de Ayres Rocha, do Acre, e Jéssica Senra, da Bahia. Sandro Dalpícolo, do Paraná, e Luana Borba, do Amazonas, apresentam no dia 14; e Philipe Lemos, do Espírito Santos, e Ana Lídia Daíbes, de Rondônia, no dia 21. No dia 28 estarão no ar Priscilla Castro, do Pará, e Carlos Tramontina, de São Paulo.



Em outubro, no dia 5, Ellen Ferreira, de Roraima, e Fábio William, do Distrito Federal, apresentam o JN. No dia 12, é a vez de Aline Ferreira, do Amapá, e Fabian Londero, de Santa Catarina. Tiago Roeh, do Tocantins, e Tais Lopes, do Ceará, apresentam no dia 19; e Lucimar Lescano, do Mato Grosso do Sul, e Lyderwan Santos, de Sergipe, no dia 26.

Mariana Gross, do Rio de Janeiro, e Marcelo Magno, do Piauí, formam a dupla do primeiro sábado de novembro, dia 2. Matheus Ribeiro, de Goiás, e Larissa Pereira, da Paraíba, apresentam o jornal do dia 9; e Luzimar Collares, de Mato Grosso, e Filipe Toledo, de Alagoas, o do dia 16. Giovanni Spinucci, do Maranhão, e Aline Aguiar, de Minas Gerais, estarão na bancada no dia 23. Fechando o rodízio comemorativo, Lídia Pace, do Rio Grande do Norte, fará dupla com o apresentador plantonista do dia 30.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários