#VivaLagoinha: Petição online quer que o Copo Americano passe a se chamar Copo Lagoinha

agosto 18, 2019

Placa para sensibilizar a população para assinar a petição. Crédito: Divulgação. 


Por Sílvia Amâncio


Uma petição online criada pelo Movimento Viva Lagoinha pretende mudar o nome do famoso copo americano para “Copo Lagoinha” como uma forma de reconhecer o produto como símbolo cultural de Belo Horizonte, mais precisamente do bairro Lagoinha. Para saber mais sobre a petição, clique aqui.

O copo, fabricado desde 1947 pela empresa brasileira Nadir Figueiredo, se tornou um símbolo do bairro Lagoinha, região conhecida como o berço de Belo Horizonte, sendo reconhecido e encontrado em diversos estabelecimentos comerciais pela cidade, principalmente bares, armazéns e as tradicionais e resistentes mercearias de bairros.

Segundo o Movimento Viva Lagoinha, contar a história do copo é contar também a história das primeiras décadas da capital mineira, já que durante a construção da cidade, essa era a região habitada pelos operários que trabalhavam nas obras da cidade e dos imigrantes italianos, que estabeleceram ali uma grande comunidade.

História

Em um dos vários estabelecimentos comerciais da Lagoinha, um em específico, começou a comercializar esse copo. A novidade conquistou o público boêmio da região e logo a notícia se espalhou por toda a cidade.
Integrantes do Movimento "Viva Lagoinha" sensibilizam as pessoas para participar da petição online na entrada da estação do metrô do bairro Lagoinha. Crédito: Divulgação. 

O famoso copo americano tem seu design celebrado e já foi exposto até no Museu de Arte Moderna (MOMA), em Nova York (EUA), e eleito pelos mineiros como o melhor copo do mundo para se tomar cerveja.

Sendo Belo Horizonte a da capital mundial dos botecos, nada melhor do que o Copo Lagoinha para ser o símbolo desse patrimônio cultural e modo de vida dos belo-horizontinos. A petição do Movimento Viva Lagoinha solicita que a empresa Nadir Figueiredo reconheça que, em Belo Horizonte, copo americano é o Copo Lagoinha.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários