#DicaCultural: Passeio pela região da Lagoinha mostra o quanto Belo Horizonte ignora a própria história

maio 26, 2019

Descida da Rua Além Paraíba, uma das mais importantes da Lagoinha. Foto: Wander Veroni.


Por Sílvia Amâncio e Wander Veroni 


Uma cidade que foi destruindo as suas casas, sobrados e prédios mais antigos, eliminando os seus cursos d'água (rios, córregos, ribeirões, brejos e pequenos lagos), impondo construções faraônicas na sua malha viária e empurrando os mais pobres para regiões cada vez mais longe da área central. Por mais chocante que possa parecer, essa constatação é um breve resumo da história de Belo Horizonte

E o mais revoltante disso é que, historicamente, boa parte desta destruição se deu pelas mãos do Poder Público, ou melhor da Prefeitura de BH, em nome de um “progresso” que não dialoga com a sociedade e que contribui para que a história da nossa cidade fique cada vez mais invisibilizada e elitista.

Mas, como toda história tem dois ou mais lados, ainda bem que existem pessoas que estão lutando para que essa história não seja esquecida. E uma das ações para que isso aconteça é o projeto "Sinta a Lagoinha – um passeio pelas origens de BH", promovido pelo @JacaVerde, @DiRolê e @CasasDaLagoinha

Neste último sábado (25/05) foi realizada a primeira edição desse ano desta iniciativa que visa apresentar a história da construção de Belo Horizonte, sob o ponto de vista dos mais pobres e das famílias que ajudaram na construção da capital mineira como conhecemos hoje. Abaixo, confira algumas observações sobre o passeio que, em breve, deve ganhar outras regiões de BH:






Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários