#Cinema: Filmes brasileiros se destacam na edição 2019 do Festival Internacional de Cannes
maio 25, 2019Por @silviaamancio
Pela primeira vez um filme brasileiro venceu a conceituada mostra "Um Certo Olhar" que integra a programação oficial do Festival de Cinema de Cannes. Nesta última sexta-feira (24/05), a organização do festival francês anunciou o prêmio para o longa A vida invisível de Eurídice Gusmão, do diretor cearense Karim Aïnouz.
Estrelado por Carol Duarte, Julia Stockler e com a participação de Fernanda Montenegro, o filme que foi coproduzido pelo Canal Brasil, é uma adaptação do romance homônimo de Martha Batalha, e conta a história das jovens irmãs Eurídice e Guida na década de 1950, que moram com os pais em um lar conservador e machista na cidade do Rio de Janeiro.
Karim Aïnouz entre as atrizes Julia Stockler e Carol Duarte, protagonistas de "A Vida Invisível de Eurídice Gusmão". Foto: Reuters / Reprodução. |
Em seu mais recente filme, Aïnouz conta a história de Eurídice e Guida, duas irmãs de personalidades distintas que sofrem na sociedade machista da década de 1950 no Brasil. A história é baseada no livro homônimo de Martha Batalha.
Brasil em Cannes
O Brasil já teve quase 40 filmes concorrendo aos prêmios no festival francês, sendo três vezes vencedor. Duas atrizes brasileiras já foram premiadas, em 1986, Fernanda Torres (Eu Sei que Vou Te Amar) e 2008, Sandra Corveloni (Linha de Passe).
Kleber Mendonca Filho & Juliano Dornelles, award winners of Jury Prize Ex-Æquo for BACURAU.— Festival de Cannes (@Festival_Cannes) May 25, 2019
—
Kleber Mendonca Filho & Juliano Dornelles, lauréats du Prix du Jury Ex-Æquo pour BACURAU.
—#Cannes2019 #Awards #Bacurau #JuryPrize pic.twitter.com/gJdxdMGwjZ
Neste sábado (25/05), outra produção brasileira também foi vencedora no festival. O longa de Kléber Mendonça Filho, Bacurau, que conta com Sônia Braga no elenco ganhou o Prêmio do Júri na competição principal. "Trabalhamos para a cultura no Brasil e o que precisamos é de seu apoio", disse o diretor Kleber Mendonça Filho à France Presse. Ele divide a direção de Bacurau com Juliano Dornelles, que foi seu diretor de arte em Aquarius (2016).
O Festival
O Festival de Cannes foi criado em 1946 e é um dos mais prestigiados do mundo, sendo realizado durante o mês de maio na cidade francesa de Cannes. A previsão é de que A vida invisível de Eurídice Gusmão chegue aos cinemas brasileiros em novembro deste ano. Já o filme Bacurau teve o lançamento mundial no dia 15 de maio. Abaixo, confira os trailers desses filmes:
wv
Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.
0 comentários