#ViradaCulturalBH: Evento gratuito traz 24 horas de atrações gratuitas para todos os públicos

julho 19, 2019



Por Sílvia Amâncio 

Anota aí na sua agenda! Neste sábado (20/07), a partir de 19h, vários espaços de Belo Horizonte (MG) serão ocupados com as atrações da #ViradaCulturalBH. Neste ano, o tema é: “Ocupar e viver a cidade em todas as suas formas”

Em sua quinta edição, a Virada Cultural reúne uma extensa programação para todos o gostos com música, teatro, dança, artes plásticas, performance, gastronomia, moda, intervenções urbanas, literatura, lazer e outras experiências para adultos e crianças. 

Ao todo, serão 400 atrações durante 24 horas ininterruptas na qual  contemplam uma gama variada de artistas, além de convidados e parcerias artísticas que irão movimentar as vias públicas e os principais espaços culturais da cidade. E o melhor: toda a programação é gratuita!

A Virada Cultural de Belo Horizonte é uma realização da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e Fundação Municipal de Cultura (FMC), e de parceiros públicos e privados.

Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, a #ViradaCulturalBH convida a população a experimentar, descobrir e redescobrir ambientes, texturas e vivências no cenário urbano da capital mineira. Além disso, a Virada fomenta discussões importantes para a vida urbana, tais como a utilização do espaço público, a acessibilidade e a diversidade.
Crédito: Flickr / PBH / Reprodução. 

O @cafecnoticias deu uma olhada na programação e listou aqui algumas dicas de shows e atividades imperdíveis dessa edição da Virada. Além de nomes que dispensam apresentações, como Daniela Mercury e Moraes Moreira, não deixe de conhecer novos artistas e diferentes expressões culturais. Confira:

# Cabaré das Divinas Tetas (Circo - Palco Parque – sábado)
# Habana Vieja (Música latina e caribenha - Palco parque – domingo)
# Loba – (Hip Hop - Palco viaduto - domingo)
# Quarteirão do soul (Black Music - Espaço Rio de Janeiro – domingo)
# Maria Pretinha (Palco Acaiaca Rock – domingo)
# Djonga (Rap - Palco Estação – domingo)


Inspiração

#ViradaCulturalBH foi inspirada no movimento cultural francês chamado “Noite Branca”, realizado desde 2002 e que se propõe a ocupar a cidade com diversas manifestações culturais, durante 24h e de forma gratuita para a população. O projeto europeu acontece anualmente e tem um objetivo parecido: convidar a população para redescobrir a cidade e ocupar espaços com vasta programação cultural.
Crédito: Flickr / PBH / Reprodução. 

Em Belo Horizonte, a primeira edição da Virada Cultural aconteceu na cidade em 2013 e reuniu mais de 200 mil pessoas em toda a estrutura montada para o evento. Anos depois, na última edição (2014) realizada na capital, mais de 580 mil pessoas participaram do evento nas mais de 500 atrações oferecidas gratuitamente ao público.

Fica a Dica 

Já sabe como chegar na #ViradaCulturalBH? Vá de metrô. A Estacão Central vai funcionar durante as 24h de evento. Confira as atualizações do serviço pelo Twitter e Instagram do Metrô de BH.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários