#Racismo: Fala racista de apresentador da TV Alterosa expõe o quanto a mídia ainda é preconceituosa

julho 12, 2019

Crédito: iStock / Reprodução. 

Nesta semana, a TV aberta trouxe mais um episódio de racismo. O apresentador Stanley Gusman, do Alterosa Alerta, da TV Alterosa, afiliada do SBT em Minas Gerais, fez uma declaração racista ao vivo. Ele disse que o ex-presidente do IBOPE, Carlos Augusto Montenegro, só seria "do bem" se seu nome fosse "monte branco"

Momentos antes, o apresentador também chamou Montenegro de "demônio". Depois de ouvir o comentário, repórter Rafael Martins, claramente constrangido, deu um sorriso sem graça e se limitou a dizer: "Nossa, mãe!".

Mesmo entendendo a gravidade do que havia dito, Stanley Gusman ainda tentou despistar, o que só piorou ainda mais a fala racista anterior: "Não é de cor não, gente. É escuro, escuridão. Céu branco, inferno negro. Vocês também são muito, né?", disse desconcertado. 

Veja também:
- Racismo na mídia: entre a negação e o reconhecimento 
- Racismo na televisão brasileira: até quando?

A repercussão da declaração racista foi imensa e fez com que o repórter @RafaelMartins – que também atua como deputado estadual, pedisse demissão da emissora. Martins ainda publicou uma nota nas redes sociais dizendo ser completamente contra a afirmação dita no noticiário.

“Venho a público me manifestar na condição de jornalista e deputado estadual eleito por Minas Gerais. Em 18 anos de carreira na televisão, nunca me senti tão constrangido e desconfortável”. No texto, ele afirma ainda que sua “decisão irrevogável [de sair da emissora] é uma clara manifestação de solidariedade a todos os que se sentiram ofendidos pela declaração, entre os quais eu me incluo”

Em outro trecho, o repórter explica que “afirmações racistas, ainda que em tom jocoso, devem ser repudiadas com veemência por todos aqueles que defendem uma sociedade inclusiva, na qual os direitos alcancem indistintamente os cidadãos. E eu me encontro entre esses”.


De acordo com reportagem publicada no Jornal O Tempo, “a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou a representação de uma denúncia pela prática de racismo e injúria racial junto ao Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), ao Conselho Nacional de Justiça, à Comissão de Igualdade Racial da OAB-MG e ao Escritório do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos”.

Nas redes sociais, Martins foi muito criticado por não ter se posicionado de forma mais incisiva contra o apresentador, sobretudo por ele ser deputado estadual pelo Partido Social Democrático (PSD), uma vez que racismo é crime no Brasil. Coube a deputada @AndreiaDeJesus, do Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), mulher negra e ativista social, fazer uma moção de repúdio solicitando uma retratação da TV Alterosa, além das ações já em andamento nos órgãos competentes.

Até o fechamento desta edição, a emissora não se manifestou sobre o episódio envolvendo a fala racista de Stanley Gusman. O apresentador se limitou a pedir desculpas no dia posterior ao público, ao Rafael Martins e a direção da emissora, muito por conta da repercussão negativa. Em entrevista ao Jornal O Tempo, Carlos Augusto Montenegro, que não atua mais como presidente do IBOPE, disse que "o apresentador é uma pessoa racista, pequena e com pouquíssimo Ibope. Obviamente fazendo papel de palhaço".
Crédito: iStock / Reprodução. 

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais (SJPMG) também repudiou as declarações do apresentador e publicou uma nota em seu site oficial.  No Twitter, a atriz e apresentadora do SBT, Maísa Silva, também repudiou a fala racista. Segundo o site Notícias da TV, não é a primeira vez que o apresentador do Alterosa Alerta destila o seu preconceito. Na edição do dia 24 de maio, Stanley fez uma "brincadeira" homofóbica ao vivo, desqualificando os profissionais homossexuais da própria equipe.

Nesta semana, o canal Record News – ligado a Record TV e a Igreja Universal, foi obrigado pela Justiça a exibir quatro programas de 20 minutos como direito de resposta depois de veicular agressões contra religiões de matiz africana. Para ler a reportagem completa, clique aqui.

Racismo

Qual a semelhança entre uma pessoa racista e uma pessoa que possui fala racista? O preconceito. Apesar da primeira usar da violência verbal e física para enaltecer uma suposta superioridade por conta da cor da pele, enquanto a segunda, muitas vezes, reproduz expressões preconceituosas (sem qualquer tipo de crítica ou análise) que estão na nossa cultura por conta dos 300 anos de escravidão que a população negra foi submetida no Brasil.

É importante lembrar que o crime de RACISMO implica conduta discriminatória dirigida a determinado grupo ou coletividade e, geralmente, refere-se a crimes mais amplos. Já INJÚRIA RACIAL é diferente de racismo. A injúria consiste em ofender a honra de alguém em específico, valendo-se de elementos referentes à raça, cor, etnia, religião ou origem.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários