#ParadaBH: Belo Horizonte celebra a 22ª Parada do Orgulho LGBT com conscientização e muita alegria

julho 11, 2019

Crédito: PBH / Flickr / Reprodução. 

No próximo domingo (14/07), Belo Horizonte celebra 22ª Parada do Orgulho LGBT. A concentração acontece na Praça da Estação, na área central da capital mineira, a partir das 11h, com diversas apresentações artísticas. Às 16h, o cortejo vai seguir em direção à Rua Guaicurus, passando pela Rua da Bahia, até a Avenida Amazonas. A #ParadaLGBT vai atravessar a Praça Sete e chegar à Praça Raul Soares. Para ver a programação completa, clique aqui.

A #ParadaBH é organizada pelo Centro de Luta pela Livre Orientação Sexual de Minas Gerais (CELLOS/MG) com a parceria institucional da Prefeitura de Belo Horizonte, por meio da Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania e da Belotur. A expectativa é de bater o recorde do ano passado, que foi de 150 mil pessoas nas ruas. 

Assim como as #ParadaLGBT de São Paulo e de Nova York, o tema deste ano relembra os 50 anos de Stonewall – episódio em que os LGBTs enfrentaram a ação repressora da polícia no bar Stonewall Inn, no bairro de East Village, em Nova York (Estados Unidos), em 28 de junho de 1969. 

Além disso, a #ParadaBH tem a proposta de ser um espaço de denúncia aos retrocessos nos direitos LGBT e de rememorar as lutas do passado e fortalecer as do presente. Segundo o presidente do CELLOS/MG, a responsabilidade de manter a memória de Stonewall viva é mais que necessária. "Nossa responsabilidade é histórica e social para manter acesa a chama que mobilizou e fez o mundo saber que lésbicas, gays, bissexuais, travetis e transexuais estão presentes no mundo", disse Azilton Viana.


Na edição deste ano da #ParadaLGBT, alguns serviços serão oferecidos: a Prefeitura de Belo Horizonte vai levar, junto com o Projeto Horizonte, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), uma barraca para falar sobre prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s), enquanto a Defensoria Pública e Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) também estarão presente para prestar orientações jurídicas.

Movimentação Financeira

Pelo quarto ano consecutivo, será feita uma pesquisa, desenvolvida em uma correalização da Prefeitura, por meio da Belotur, Diverso (grupo de pesquisa da UFMG) e CELLOS-MG. O objetivo é traçar o perfil dos visitantes e moradores de Belo Horizonte que vão participar da atividade. 
Crédito: PBH / Flickr / Reprodução. 
O questionário trará informações como o perfil socioeconômico, o acesso aos serviços e políticas públicas pela população LGBT, a experiência de situação de violência e a avaliação da infraestrutura do evento, além de gastos e estimativas referentes à movimentação econômica gerada pela manifestação.

Em 2018, a pesquisa realizada pelo Observatório do Turismo revelou alguns dados interessantes sobre o perfil do público que participa da #ParadaBH. De acordo com o estudo, o gasto médio foi de R$ 46,90, o que resulta numa movimentação financeira estimada em R$ 7 milhões. 

O apoio à causa LGBT foi a maior motivação dos participantes (63,3%) e 35% dos entrevistados declararam que as necessidades mais urgentes do público LGBT são mais reconhecimento e visibilidade (35,4%), promoção de segurança (18,8%) e respeito e igualdade (6,5%).

O relatório mostra que 82% dos entrevistados são de Belo Horizonte e Região Metropolitana e 12% de turistas; a idade média é de 24 anos, sendo que a faixa etária de 18 a 30 anos representa 75% do público; para a maioria dos participantes (79,2%), a Parada LGBT em 2018 superou (26,2%) ou atendeu plenamente às expectativas do público (53%); 42% dos entrevistados foram à Parada LGBT pela primeira vez e 95,6% pretendiam voltar em 2019.

Conceito Visual

A 22ª Parada do Orgulho LGBT teve o conceito visual criado pelo artista plástico Flaviano Souza. A ideia foi propor um jogo de sobreposição de corpos, expressões e gestos o conceito de orgulho, força, delicadeza, inconformismo e embate. Para o artista, lutar pelos direitos do público LGBT não é só um clamor ou dar voz a minorias historicamente marginalizadas. 

“A mistura das cores que formam a imagem se dissolvem e terminam com a formação das bandeiras LGBT e trans, fortalecendo a identificação com o movimento e a comunidade. É sobretudo uma luta por toda a humanidade. Por um mundo mais fraterno e igualitário onde se construam pontes”, explica Souza. 

Azilton Viana, presidente do CELLOS-MG e coordenador da #ParadaBH, reforça a importância de uma identidade forte. “A Parada por si só representa o orgulho da comunidade LGBT de ser quem é. Com a logo deste ano, trazemos também a força e a essência de lutas que temos em nossa história”, pondera.


Serviço

22ª Parada do Orgulho LGBT em BH
Data: 14 de julho // Entrada Gratuita
Horário: a partir das 11h
Local: concentração na Praça da Estação (Centro).
Informações: https://paradalgbtbh.com.br 




Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários