#Curiosidade: Você sabe onde comer uma boa pizza em BH e ainda experimentar novos sabores?

julho 10, 2019

Crédito: Freepick / Reprodução. 

Por Sílvia Amâncio 


Se fosse realizada uma votação para eleger um alimento que una todas as tribos, a pizza provavelmente iria ganhar! Trata-se de uma das comidas mais consumidas no mundo, presente nos cinco continentes, com vários sabores e adaptada ao paladar de cada região do mundo.

De tão famosa aqui no Brasil, a pizza ganhou até um dia de comemoração, 10 de julho, data instituída em 1985 – ideia que surgiu em São Paulo, capital nacional da pizza. Mas você conhece a história por trás dessa massa em forma de disco com molho, queijo e um tanto de outras coisas? Sempre ouviu falar que sua origem é italiana? Pois vamos voltar na história e contar como a pizza foi criada e como chegou até a nossa mesa.

Historicamente, o trigo é um dos alimentos mais antigos consumidos pela humanidade, assim, a fabricação de pães e massas já está presente na alimentação dos seres humanos desde os fenícios, gregos, egípcios e hebreus. No início, era apenas uma farinha mesclada com água e chamada por muitos de “piscea”, que era assada com a ajuda de tijolos quentes.

Durante a Era Medieval, mais especificamente durante as Cruzadas, o costume do oriente médio de assar pães com carne e cebola, foi trazido para a Europa, entrando no Velho Continente pelo porto de Nápoles, na Itália.

Os italianos aperfeiçoaram a massa, adicionando tomates e azeite de oliva e moldando a “piscea”, em forma de um disco. Uma curiosidade: a pizza, naquele tempo, era um alimento barato para nutrir os mais pobres e geralmente a massa vinha acompanhada de toucinho, peixes fritos e queijo.
Crédito: Freepick / Reprodução. 

Durante o século XIX, a pizza foi difundida pela Itália e, em 1889, reza a lenda que o primeiro pizzaiolo da história foi Raffaele Espósito, um padeiro de Nápoles que preparava as pizzas com as cores da bandeira italiana (branco, vermelho e verde), utilizando mozzarella, tomate e manjericão. Uma das pizzas mais famosas do pizzaiolo é uma homenagem à rainha italiana Margarida de Saboia, a Margherita.

Pizza no Brasil

Com a vinda de imigrantes italianos para o Brasil entre 1880 e 1930, a pizza também desembarcou por aqui, ganhando espaço em São Paulo, onde se concentrou grande parte dos ítalo-brasileiros, e depois, disseminada por todo o país, ganhando novos temperos, recheios e ingredientes, como catupiry, carne seca e até doces.

Então, bateu aquela vontade de comer uma fatia quentinha e suculenta de pizza? Calma que o @cafecnoticias vai te indicar cinco lugares em Belo Horizonte para você não ficar aí com água na boca. Afinal, melhor que uma pizza, somente várias pizzas! Confira:







Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários