#Quiz: Você sabe o que é feminização da velhice? Entenda como esse conceito afeta as mulheres idosas

julho 05, 2019

Crédito: iStock / Reprodução. 

Por Sílvia Amâncio e Wander Veroni 


Durante muito tempo, o Brasil ficou conhecido pelo grande número de jovens e adultos. Mas, nos últimos anos, isso mudou: agora, é possível perceber o envelhecimento da população. E como temos uma grande parte da população do sexo feminino, esse processo de envelhecimento impacta diretamente não só as políticas de saúde da mulher, como também nos abre uma preocupação: a feminização da velhice.

O termo não é muito utilizado em nosso dia-a-dia, mas a academia estuda esse fenômeno há anos. Trata-se de um conceito que afeta a maior parte das mulheres idosas em idade igual ou superior a 60 anos – uma vez que as estimativas são de que a população feminina viva, em média, de cinco a sete anos a mais que os homens.

Veja também:
- Reportagem especial sobre a presença de idosos no Ensino Superior

De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2017 a população brasileira manteve a tendência de envelhecimento dos últimos anos e ganhou 4,8 milhões de idosos desde 2012, superando a marca dos 30,2 milhões (em 2012, as pessoas com 60 anos ou mais somavam 25,4 milhões). As mulheres são maioria significativa nessa faixa etária, e totalizam 16,9 milhões (56% dos idosos), enquanto os homens idosos são 13,3 milhões (44% do grupo).






Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários