#CaféRapidinhas: Vaza Jato, festival nerd, cerveja, aquário e documentos históricos mineiros

julho 29, 2019



Vamos dar um giro nas principais notícias da semana e outras que você só vê com exclusividade aqui no @cafecnoticias? Topa? Então, pegue uma xícara de café e fique bem informado. É bem rapidinho! Confira a nossa seleção de notas:


Vaza Jato

Uma das muitas funções do jornalismo é incomodar o Poder e, acima de tudo, defender o interesse social da notícia para o fortalecimento da democracia. De forma corajosa, o site @TheInterceptBR, por meio da série de reportagens da #VazaJato, expôs que Sérgio Moro, Deltan Dallagnol e diversas outras autoridades e políticos participavam de um esquema de tráfico de influência e de atitudes condenáveis, do ponto de vista ético, para interferir na eleição passada por meio do julgamento do ex-presidente Lula e, com isso, contribuindo para a narrativa de criminalização da esquerda. 

Com a prisão esta semana dos supostos hackers que haviam invadido os celulares de dezenas de políticos, uma pergunta não quer calar: porque parte da mídia tradicional está mais interessada em tentar desmoralizar @GlennGreenwald (editor do site The Intercept), do que necessariamente, colocar Moro, Dallagnol e Bolsonaro contra a parede? No último editorial do The Intercept Brasil é possível encontrar essa resposta. Clique aqui para ler o texto na íntegra.

Acervo

Importantes documentos históricos furtados da sede do Arquivo Público Mineiro (APM) foram devolvidos à instituição, por meio da da operação Páginas Históricas, organizada pelas polícias Civil e Militar de quatro estados brasileiros. A investigação resultou na recuperação desses materiais que haviam sido subtraídos e vendido ilegalmente na internet. Aproximadamente, 300 itens foram recuperados pela força-tarefa. Deste montante, cerca de 70 pertenciam ao APM. Entre o material apreendido estão centenas de decretos e editais do período Imperial e itens relativos à Inconfidência Mineira.

Orgulho Nerd

O Festival Nerd Experience retorna a Belo Horizonte (MG) para sua 2ª edição, nos dias 31 de agosto e 1º de setembro, de 12h às 18h, no Piso G10 do @ShoppingCidade. O evento busca proporcionar um ambiente de intensa imersão ao mundo dos super-heróis, quadrinhos e videogames, além de aproximar pessoas com gostos em comum. A programação do encontro conta com campeonatos de E-Sports, palestras e painéis de bate papo com influenciadores digitais, arena com jogos de tabuleiro, RPG, arena de combate medieval, minipartidas de Quadribol, espaço de vendas, entre outros. Para comprar o seu ingresso, clique aqui.

Festival

Entre os dias 10 e 11 de agosto, a partir do meio-dia, acontece em Belo Horizonte (MG), a 6ª edição do Festival Internacional de Cerveja e Cultura de Minas Gerais (FICC), no estacionamento do Mineirão, na Pampulha. O evento contará com diversas opções gastronômicas para harmonizar com os mais de 500 rótulos disponíveis. Já estão confirmadas grandes cervejarias de Minas Gerais e de outros Estados, com cervejas premiadas nos mais importantes concursos do mundo. Os convites podem ser adquiridos pelo site oficial, com valores que vão de R$ 20 a R$ 60.
Aquário do Rio São Francisco, em Belo Horizonte. Crédito: SESC / PBH / Reprodução. 
Aquário

No dia 31 de agosto, às 18h, o Zoológico de Belo Horizonte oferece a opção de visita noturna do Aquário do Rio São Francisco. Os visitantes poderão conhecer uma coleção de organismos que vivem no fundo dos riachos além de brincarem com representações de pelúcia destes animais. Haverá também um bate-papo sobre biodiversidade e visita aos bastidores do aquário. Não há limite de vagas e não há necessidade de agendamento. Para saber o preço dos ingressos, clique aqui.

Mascote

Jigi, Judith ou Jiboned? Esses são os nomes finalistas para a jiboia do Serpentário - nova mascote da Fundação Ezequiel Dias (Funed), que o público poderá escolher até o dia 30 de julho. Para votar, acesse uma das redes sociais da @FunedMG. Também será disponibilizada uma urna no Serpentário para quem quiser votar presencialmente. O nome da cobra será anunciado nas comemorações de 112 anos da Funed.


Edital

O Museu das Minas e do Metal (MM Gerdau), localizado em Belo Horizonte (MG), abre suas portas para a ocupação criativa de seus espaços. Artistas, pesquisadores, engenheiros, matemáticos e diferentes profissionais, de toda a América Latina, podem inscrever seus projetos em áreas como biologia, telecomunicações, ciências físicas, sistemas digitais, entre diversas outras. As inscrições são realizadas até 22 de agosto, pelo site oficial. O edital faz parte do programa CoMciência de divulgação científica do Museu. As exposições dos projetos selecionados ocorrem entre dezembro deste ano e março de 2020.

Ciência

A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de Minas Gerais (Fapemig) atua diretamente no incentivo e na construção de uma cultura de propriedade intelectual nas instituições mineiras. Este fomento concedeu à fundação o 4º lugar como depositante de patentes na área de biotecnologia no país, de acordo com o Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). A fundação está à frente de importantes referências na área de Ciência, Tecnologia e Inovação, nacionalmente reconhecidas, sobretudo no campo da biotecnologia.

Revista

A Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU) da Universidade de São Paulo (USP) lançou este mês sua nova revista, USP INTEGRAção. O principal propósito é levar ao público informações sobre o que a USP desenvolve nas áreas de cultura e extensão e o que ela oferece à sociedade. O projeto foi formatado com um conceito gráfico leve, contemporâneo e com uma linguagem coloquial, diferenciando-se de publicações de caráter científico. Disponibilizado em formato digital, o primeiro número pode ser lido ou baixado neste link

Curso

Relações entre filosofia, ética, estética e política, conduzidas pelos conceitos de verdade e pós-verdade darão o tom do projeto "Filosofia na Praça" no segundo semestre deste ano. O curso, desenvolvido pelo Departamento de Filosofia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), é oferecido em quatro módulos. As aulas serão ministradas sempre às quartas-feiras, a partir do dia 07 de agosto, das 19h30 às 21h10, no Espaço do Conhecimento UFMG, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte (MG). As inscrições estão abertas, e o interessado poderá se matricular em módulos isolados. Para saber mais sobre o curso e fazer a sua inscrição, clique aqui.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários