#FotosPúblicas: Site de compartilhamento de fotos retorna por meio de parceria com Brasil de Fato

junho 19, 2019

Crédito: Nappy / Reprodução. 
Site muito utilizado por produtores de conteúdo, o Fotos Públicas voltará à ativa no próximo dia 24 de junho. O relançamento do portal, que reúne imagens em alta definição de fatos e eventos importantes do Brasil e do mundo, se concretizou partir de uma parceria com o site Brasil de Fato

O site Fotos Públicas nasceu em 2013, por iniciativa de um grupo de fotojornalistas que sentiram na pele a dificuldade de encontrar fotos para ilustrar reportagens, intensificada pela pressão de fechamento de jornais diários. A plataforma tem o intuito de reunir fotos com viés jornalístico de acontecimentos em todo mundo com qualidade e informações sobre direitos autorais e uso da imagem.  

Jorge Araújo, editor do portal, destaca a importância da iniciativa. “O Fotos Públicas é o único site de fotojornalismo que democratiza o acesso a fotos do Brasil e do mundo para os jornalistas. Todos os dias, ao acessar o Fotos Públicas, o público vai encontrar imagens, com agilidade, de acontecimentos mundiais”

A seleção dessas imagens em um único portal, gratuitas, com informações reais dos autores e das próprias fotos contribui para a produção de conteúdo não só dos grandes grupos de comunicação, mas também de veículos da imprensa alternativa que se desafiam na construção de uma mídia mais democrática e plural, conforme aponta Nina Fideles, da direção do Brasil de Fato

“O Fotos Públicas é uma importante ferramenta de disputa de narrativa imagética e instrumento para a democratização da comunicação. Fortalecendo inclusive os veículos de mídia alternativas, que podem romper com o oligopólio das grandes agências de imagens, da mídia comercial”, explica Nina. 

Parceria 

A parceria firmada entre Fotos Públicas e Brasil de Fato nasceu a partir do entendimento da necessidade de democratizar o acesso à banco de imagens e fotos produzidas com interesse jornalístico, a fim de facilitar a produção de conteúdo independente. 

“A gente entende a parceria com o Fotos Públicas muito urgente. Para além do trabalho do Brasil de Fato, que disputa a narrativa por meio de um jornalismo de qualidade e comprometido com o povo brasileiro, entramos nessa parceria para também disputar por meio da fotografia”, finalizou Nina. A partir do dia 24 de junho a plataforma poderá ser acessada pelos domínios:
1) fotospublicas.com 
2) brasildefato.com.br/fotospublicas 




Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários