#CineOP: 14ª edição traz o cenário barroco de Ouro Preto como palco de todas as artes

junho 05, 2019

Crédito: Jackson Romanelli / Universo Produção. 

De 05 a 10 de junho acontece a 14ª CineOP - Mostra de Cinema de Ouro Preto, cidade mineira conhecida por ser patrimônio mundial da humanidade. Em parceria com o Sesc-MG, o festival traz uma programação intensa que reúne todas as manifestações da arte para levar até o público uma agenda artística diversificada que vai agradar todas as idades. 

A programação inclui shows, performances, roda de conversa, lançamento de livros, exposição e Cortejo das Artes com a participação de grupos e bandas locais, regionais e destaques na cena contemporânea mineira. Para ver a programação completa, clique aqui.

A temática central desta edição é “Territórios regionais, inquietações históricas”. O homenageado é o cineasta baiano Edgard Navarro. No ano em que o diretor completa 70 anos, seu filme mais paradigmático, Superoutro, atinge a marca de três décadas desde o lançamento e seu mais recente trabalho, Abaixo a Gravidade, ganha o circuito comercial. O momento é ideal para celebrar a liberdade e a iconoclastia de um artista como Navarro. 

O CineOP estrutura sua programação em três temáticas de atuação: Preservação, História e Educação, que convergem a cada edição em suas preocupações conjuntas para o aprofundamento de fatos históricos, do saber audiovisual e da preservação junto à sociedade brasileira.
O cineasta Edgard Navarro é o homenageado da 14ª CineOP. Crédito: Leo Lara / Universo Produção.  

“A curadoria artística foi pensada com foco na diversidade, na contribuição ao fomento da produção cultural de diversas regiões do estado e a temática da mostra. Elaborada de forma compartilhada, a programação proporciona a reflexão e a valorização do patrimônio audiovisual brasileiro. Ser parceiro cultural da Mostra é, para o Sesc em Minas, uma oportunidade de reforçar as diretrizes e estratégias da instituição de promoção do bem-estar, da qualidade de vida das pessoas e seu desenvolvimento”, afirma Janaina Cunha, gerente de Cultura do Sesc em Minas. 

A programação artística acontece em um espaço personalizado, denominado Sesc Cine Lounge Show, que funciona no interior do Centro de Artes e Convenções e recebe a instalação de cenografia que integra  dois palcos - o palco principal e o palco lounge para sediar apresentações diárias, de 6 a 10 de junho, a partir das 22 horas. 
Crédito: Leo Lara / Universo Produção. 

Também foi montada a exposição “Territórios regionais, inquietações históricas” especialmente para esta edição da CineOP que retrata em painéis e estrutura, com fotos, imagens e texto, as temáticas de Preservação: “A regionalização e a formação do patrimônio audiovisual brasileiro”; História, “Territórios regionais, inquietações históricas”; e Educação, “Mulheres: terras e movimentos”. Em destaque, o homenageado desta edição, o cineasta baiano Edgard Navarro. A exposição pode ser visitada gratuitamente, de 06 a 10 de junho, das 10h às 19h.

Já no dia 9 de junho (domingo), às 12h30, no Hall de Convivência do Centro de Convenções, acontece o lançamento de quatro livros: “Caderno de Notas: Mestrado Profissional em Artes” (Unespar), de Marcos H. Camargo e Solange S. Stecz; “Cinema Brasileiro e Educação” (Unioeste), de Acir Dias da Silva e Salete Paulina Machado Sirino; “Cinema de Brincar” (Relicário), de Cezar Migliorin e Isaac Pipano; e “Gestão Cultural e Diversidade: do Pensar ao Agir” (Eduemg), de José Márcio Barros e Jocastra Holanda Bezerra.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários