#CaféRapidinhas: Cortes na UFMG, Hackathon em Saúde, Festa Junina da Santa Casa BH e X-Men

maio 13, 2019


Vamos dar um giro nas principais notícias da semana e outras que você só vê com exclusividade aqui no @cafecnoticias? Topa? Então, pegue uma xícara de café e fique bem informado. É bem rapidinho! Confira a nossa seleção de notas:

Cortes

Educação não é gasto, mas sim investimento. É com essa frase que estudantes, professores, pesquisadores e demais profissionais da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) estão querendo mobilizar a sociedade sobre o profundo impacto que os cortes na educação superior, ciência e tecnologia, anunciados pelo governo federal, irão causar na produção científica brasileira. No vídeo abaixo, veja como foi a primeira manifestação organizada pelo Diretório Central dos Estudantes UFMG (DCE-UFMG):


Em nota divulgada à imprensa, a reitoria da @UFMG afirma que, se confirmado, o bloqueio de 30% do orçamento das Instituições Federais de Ensino Superior (Ifes) impossibilitará que a universidade arque com o pagamento de serviços básicos de manutenção e com a compra de suprimentos usados em sala de aula e laboratórios. Segundo a nota, as atividades acadêmicas programadas serão mantidas, mas "será necessário analisar profundamente o impacto deste bloqueio nas atividades futuras da UFMG".

Afetividade

Professores preparados para lidar com uma gama de situações relacionadas à motivação e à afetividade envolvidas no processo de aprendizagem e com as singularidades de cada aluno, podem fazer toda a diferença no ensino do espanhol. Por isso, o Instituto Cervantes, órgão oficial do governo da Espanha, referência no ensino do espanhol e difusão da cultura hispânica, está com inscrições abertas para o Seminário “Motivação e domínio afetivo na aprendizagem do espanhol como língua estrangeira”, destinado a atualização de professores. O seminário será ministrado no dia 17 de maio, sexta-feira, das 15h às 18h, na Praça Milton Campos, 16, 2º piso, em Belo Horizonte (MG). As inscrições podem ser feitas pelo e-mail informabelo@cervantes.es. Informações: (31) 3789-1600. Professores e estudantes de espanhol terão 10% de desconto.

Turnê

A banda mineira @JotaQuest acaba de anunciar datas e locais das últimas apresentações de seu aclamado espetáculo “Acústico Jota Quest - Músicas Para Cantar Junto”, que chegam acompanhadas do lançamento do EP digital comemorativo com raridades e jam-sessions do “Acústico”. 

Entre os meses de maio e novembro de 2019, a “Saideira Acústico Tour” vai rodar o país de ponta-a-ponta com shows especiais já confirmados para 12 capitais brasileiras, entre as quais, Brasília, Goiânia, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Fortaleza, Belém, Salvador, Porto Alegre, Florianópolis, Recife e São Paulo. A turnê inclui ainda passagens por Buenos Aires, na Argentina, e retorno a Lisboa, em Portugal. Abaixo, assista ao mini documentário e Making Of do vídeo de "Morrer de Amor (SummerMix)" com a participação do amigo e compositor da música, Alexandre Carlo (Natiruts):

Arraiá

Quem gosta de música, comida boa e animação não pode perder o 3º Arraiá Beneficente da @SantaCasaBH. Esse ano o evento será ainda mais especial por comemorar os 120 anos do maior hospital filantrópico de Minas Gerais. Com entrada gratuita, o arraiá será realizado em 8 de junho, das 12h às 22h, na Avenida Brasil (quarteirão entre as ruas Domingos Vieira e Grão Pará), no bairro Santa Efigênia, em Belo Horizonte (MG). 

Realizada com patrocínio do Supermercado BH, a festa contará com Espaço Kids, diversas barraquinhas com bebidas e comidas típicas preparadas pelo Vista Buffet e apresentações da dupla Anderson e Rafael, Gustavo Maguá, banda Velotrol e DJ Filipe Ikis. A iniciativa busca levantar fundos para a instituição em um festejo para funcionários, médicos, parceiros, voluntários e toda a sociedade. Participe e ajude os milhares de pacientes do primeiro hospital de Belo Horizonte! 

Economia

Menos impostos e mais economia. Essas palavras resumem o Dia Livre de Impostos (DLI), que será realizado dia 30 de maio, em Belo Horizonte e outras 299 cidades brasileiras e que vai reunir lojas de variados segmentos para a comercialização de produtos e serviços com descontos referentes aos valores dos impostos incidentes. O movimento tem o objetivo de conscientizar a população quanto aos altos índices de impostos sem retorno do dinheiro para o cidadão. “Além de protestar contra a alta carga tributária, o DLI também cobra um retorno efetivo dos impostos para a sociedade em forma de investimentos em serviços essenciais, como saúde e educação”, afirma o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Finalista

O Corujão da Saúde, programa da Prefeitura de Coronel Fabriciano que oferta consultas médicas fora do horário comercial aos pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS), é finalista no 9º Prêmio Mineiro de Boas Práticas na Gestão Municipal – Eixo Saúde, da Associação Mineira de Municípios (AMM). O prêmio é uma espécie de “Oscar” das cidades com práticas inovadoras na gestão pública que contribuem para melhoria no atendimento a população. Os vencedores de cada eixo serão conhecidos durante o 36ª Congresso Mineiro de Municípios, nos dias 14 e 15 de maio, no Estádio do Mineirão, em Belo Horizonte.

Tecnologia

O pagamento por aproximação vem redefinindo a forma como o mundo todo realiza suas compras de produtos ou serviços. A solução traz mais praticidade e segurança tanto para o consumidor, com transações com mais rapidez, quanto para o estabelecimento comercial, inovando no serviço oferecido para suas movimentações diárias. 

De acordo com dados da consultoria da Visa, o brasileiro usou 18 vezes mais a tecnologia de pagamentos por aproximação quando comparados os meses de dezembro de 2017 e 2018. A cidade de São Paulo lidera o ranking do uso da tecnologia no país, com crescimento 30 vezes maior. Em seguida, ainda em destaque, estão as capitais Curitiba (25 vezes mais), Belo Horizonte (22.7 vezes mais), Belém (22.3), Porto Velho (21.5), Salvador (21.2) e Rio de Janeiro (21.1%).

Hackathon

Até o dia 07 de junho, o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz) está com inscrições abertas para a 2ª edição do Hackathon em Saúde, com o objetivo de criar inovações tecnológicas em prol do Sistema Único de Saúde (SUS). O evento acontece nos dias 19 e 20 de outubro e traz novidades nessa edição. A primeira delas é uma chamada aberta à comunidade Fiocruz para selecionar os temas dos desafios que guiarão a maratona de desenvolvimento tecnológico.

“O evento prevê o suporte ao desenvolvimento dos protótipos em aplicativos que possam ser disponibilizados, por meio de espaço físico, bolsas e apoio de secretaria. Também haverá oficinas sobre o uso de diversas tecnologias para jovens das comunidades do entorno da Fiocruz”, explica Ricardo Dantas, coordenador do Centro de Estudos do Icict e do Comitê Executivo do Hackathon 2019. 

Cinema

Você já ouviu falar em X-Men Day? Trata-se de um dia escolhido (13/05) para a celebração global da saga dos mutantes mais amados do cinema. Diversas ações estão sendo realizadas ao longo do dia, comemorando com fãs e atores da saga o impacto revolucionário dos X-Men na cultura pop em quase 20 anos. A data também marca o início da pré-venda de ingressos para X-Men: Fênix Negra. A partir de hoje, os fãs da saga já poderão garantir seus ingressos para assistir ao filme em todo o circuito nacional. Abaixo, assista ao trailer do filme:





Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários