#DicaCultural: Instituições mineiras participam com várias atrações na 17ª Semana Nacional de Museus

maio 10, 2019


De 13 a 19 de maio de 2019, acontece em todo o Brasil a 17ª Semana Nacional de Museus. A ação reúne 1.114 instituições culturais das cinco regiões do país na temporada de eventos que celebra o Dia Internacional dos Museus (18 de maio).

Ao todo serão 3.222 eventos que vão desde mostras e oficinas, a visitas guiadas, debates e apresentações musicais, na programação da Semana Nacional de Museus promovida todos os anos pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Com o tema “Museus como núcleos culturais: o futuro das tradições”, a edição deste ano propõe um debate sobre o papel dos museus como centros emanadores e, igualmente, receptores de práticas, costumes e pensamentos de nossa cultura. A programação completa está disponível no site do Ibram.

Em Belo Horizonte (MG), participam da programação: a Casa do Baile; CRCP Lagoa do Nado; MIS Cine Santa Tereza; Museu Casa Kubitschek; Museu da Imagem e do Som; Museu da Moda de Belo Horizonte; Museu de Arte da Pampulha e Museu Histórico Abílio Barreto. Para ver a programação completa, clique aqui.
Fachada do Museu Histórico Abílio Barreto, localizado no bairro Cidade Jardim, na região Sul de Belo Horizonte. Crédito: Ricardo Laf / PBH / Reprodução. 
Já em Ouro Preto (MG), no dia 15 de maio, às 19h, o Museu da Inconfidência apresenta na "Sala Manoel da Costa Athaíde" uma nova exposição em celebração dos 230 anos da Conjuração Mineira, movimento embrionário que levaria o Brasil à Independência. 

Além disso, serão implantadas na exposição de longa duração novas etiquetas interativas com tecnologia QR Code, trazendo mais informações sobre o acervo aos visitantes. Já entre os dias 13 a 21 de maio, sempre às 19h, no Museu da Inconfidência, serão realizadas palestras sobre a cultura afro-brasileira em Minas Gerais, no período do ciclo do ouro, exibição de filmes comentados

História

Todos os anos, o Conselho Internacional de Museus (Icom) lança um tema diferente para a celebração do Dia Internacional de Museus, que é discutido por instituições de todo o mundo, com o intuito de expandir ainda mais a divulgação da Semana Nacional de Museus, de modo a intensificar a relação dos museus com a sociedade

A primeira edição, em 2003, contou com 57 museus participantes. Desde então, este número vem em uma curva crescente e, a partir de 2012, mantem uma média de mais de mil instituições participantes. De modo geral, os museus são importantes instrumentos de valorização da memória coletiva e de resgate das mais variadas manifestações artísticas da nossa sociedade, contribuindo de forma única para que as novas gerações possam aprender com o passado e, dessa forma, possam construir um futuro menos desigual.

Além disso, a Semana de Museus chega num momento de reflexão para os acervos não só do Brasil, mas de todo o mundo - principalmente depois dos incêndios que aconteceram no Museu Nacional, no Rio de Janeiro, em 02 de setembro de 2018; e na Catedral de Notre Dame, em Paris, no dia 15 de abril deste ano, que destruíram acervos de valor histórico sem igual. 

No último dia 03 de maio, os museus do Oratório, em Ouro Preto, e o de Sant’ana, em Tiradentes, foram fechados devido a falta de verba. Consequentemente os funcionários das instituições receberam férias coletivas durante o período. Além disso, o tempo de portas fechadas será utilizado para a tentativa de captação de recursos.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários