#CaminhosPeregrinos: Projeto reúne os mais importantes caminhos sagrados do mundo

abril 24, 2019

Crédito: Site Vortex Mag / Reprodução. 
Tudo começou com a primeira peregrinação no famoso Caminho de Santiago de Compostela, percorrido de bicicleta pelo paulista com sotaque mineiro Antonio Jr., em 2014. Ao finalizar a rota, Antonio já tinha algo maior a ser traçado: percorrer os cinco caminhos peregrinos mais conhecidos do mundo: Via Francígena, na Itália; Ilha de Shikoku, no Japão; via da Misericórdia da Itália à Polônia; Rota de Jesus, na Jordânia, além do próprio Caminho de Santiago (Portugal, França e Espanha).   

Assim nasceu o projeto "Caminhos Peregrinos", que consiste numa série de cinco livros e documentários do autor, que em tom confessional cobrem de maneira original os cinco caminhos sagrados de peregrinação mais conhecidos do mundo.

Para realizar o projeto, Antonio que é formado em administração de empresas, especialista em finanças, gestor do ramo de turismo, palestrante e amante da natureza, irá caminhar por mais de 5500 km e, através de muita história e paisagens magníficas, desvendar muitos segredos que estes caminhos oferecem a todos que trilham suas rotas.

"Eu queria caminhos que desafiassem meu físico e meu mental e que eu conseguisse viver esses desafios em meio a culturas, filosofias e religiões diferentes. Comecei a buscar rotas de peregrinação. Queria o Caminho de Santiago para começar, pois já o conheço bem. Outro fator que me fez decidir por estes cinco caminhos foi à distância. Não queria caminhos curtos e sim, caminhos que fossem superiores a mil quilômetros, pois a vivência destas trilhas é aprofundada de acordo com o tempo percorrido”, diz Antonio. 

Ele também é autor de “O segundo chamado - A essência de um caminho de descobertas”, livro publicado no ano passado pelo selo Artigo A, da mineira Gulliver Editora. O título pontapé inicial do projeto criado por Antonio Jr., “Caminho de Santiago: primeiros passos, novas descobertas”, foi lançado em 2017.  

Resultado da segunda experiência do autor nas trilhas de Santiago, mostra através do olhar fotográfico, suas experiências ao percorrer uma jornada de mais de 800 quilômetros de um dos caminhos sagrados mais badalados do mundo: o Caminho de Santiago de Compostela

Em junho deste ano, Antonio Jr. lança o segundo livro da série, Via Francigena Uma Jornada Interior, que também sob seu olhar fotográfico e apuro editorial, narra a peregrinação do autor por mais de 1 110 km trilhados na Via Francigena, a mais importante rota em direção a Roma na Idade Média e que se tornou um dos caminhos sagrados mais importantes do mundo.

Todos os livros da série recebem capricho editorial e oferecem ao leitor, além de um deslumbre aos olhos, um guia prático com informações do itinerário. Pensado em detalhes para inspirar as pessoas, as edições são um convite à peregrinação para quem deseja percorrer os mais importantes caminhos sagrados do mundo.

Junto com o lançamento do livro "Via Francigena: Uma Jornada Interior", também chega à fase de finalização o primeiro documentário da série: "Próximo Passo - Caminho de Santiago", em que Antonio Jr. narra sua história como peregrino sonhador que faz o Caminho de Santiago de Compostela em busca de autoconhecimento, inspiração e motivação para vencer desafios da vida. 

Nesta jornada de mais de 800 km ele, além de caminhar, filma e fotografa. Registra suas histórias de maneira que torna o espectador em coparticipe da peregrinação. Filmado em sua totalidade por celular e drone, o documentário apresenta a jornada de 28 dias do autor que teve início na cidade francesa Saint Jean Pied de Port, muitas paisagens incríveis, encontros marcantes, dificuldades e adversidades.  

As imagens e a trilha sonora também induzem o espectador a profundas reflexões. "Próximo Passo - Caminho de Santiago" é um filme para ser visto mais de uma vez na vida, em diferentes momentos e com diferentes pontos de vista.

Sobre o autor

Antônio Jr. é natural de São Paulo, mas mora desde pequeno na histórica São João del- Rei (MG). Formado em Administração de Empresas pela Universidade Federal de São João del-Rei (UFSJ), fez especialização na área de controladoria e MBA em finanças.  Alia sua experiência de mais de 15 anos na Indústria Metalúrgica, cinco como gestor de turismo além de muitas atividades empreendedoras aos seus projetos pessoais. 
O autor Antonio Jr. percorreu os cinco caminhos peregrinos. Crédito: Divulgação. 
Amante da natureza, corredor de montanha, adorador de esportes, ministra palestras em que leva inspiração ao público através de seu caminho de questionamentos e suas experiências nas diversas viagens pelo mundo, das quais incorporou ao seu cotidiano descobertas sobre o autoconhecimento que melhoraram seu desempenho tanto corporativo quanto pessoal.  Forma com a esposa Carla uma bela família com dois filhos pequenos: Guilherme e Henrique.

Quais são os caminhos?




Gostou do Café com Notícias? Então, siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários