#VAC2019: Espetáculo Ópera Bruta discute o papel da masculinidade tóxica na sociedade

fevereiro 08, 2019

Crédito: Tratasse de José / Reprodução. 

O Coletivo Bacurinhas apresenta  "Ópera Bruta", de 08 a 11 de fevereiro, às 18h, no Centro Cultural Banco do Brasil, na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte (MG). O espetáculo integra a programação do #VAC2019 – Verão de Arte Contemporânea, um festival multidisciplinar com atrações de teatro, dança, artes visuais, cinema, literatura e música, que está na sua 13ª edição.

A peça teatral "Ópera Bruta" é dirigida por Juan Castrel e lança um olhar e, principalmente, direciona a escuta para aquilo que nos soa como masculino na sociedade. Em cena, estão as artistas Ana Cecília, Fernanda Rodrigues, Manu Pessoa, Michelle Sá e Josi Lopes.

As narrativas sobre o homem e a partir do homem, "palavra universal" no mundo patriarcal, é agora o objeto de reflexão do coletivo, que discute uma inversão das normatividade e dos estereótipos. Atitudes que precisam ser incendiadas para a liberação de uma infinidade de corpos e masculinidades possíveis, plurais, diversas, atravessadas por múltiplas visões. 

O que nos soa como ópera através dos duetos, trios e coros é constituído pelo que eles dizem das coisas. E o desejo é ouvir o que há antes das ‘respostas’ nos espaços de debate. Da música, de falas ‘masculinas’ à fragilidade redefinida em lascas, metais dos canteiros de obras e ruídos. Ópera, operação, operar. Bruto, não. Bruta.

Bacurinhas

"As Bacurinhas" é um coletivo de mulheres artistas de Belo Horizonte (MG) que se reuniu em 2014, e desde então veem trabalhando incessantemente em novos experimentos artísticos, sociais e políticos a partir de temas contemporâneos e através da perspectiva feminista. 
Crédito: Tratasse de José / Reprodução. 

Em 2015, com direção de Marina Viana, estreou o espetáculo ‘Calor na Bacurinha’, no Esquyna - Espaço Coletivo Teatral e com esse espetáculo fizeram a Ocupação Diálogos da Cia Mário Nascimento na, FUNARTE-MG

Em 2018, realizou duas edições do "Bacurinhas em Debate" com o tema Masculinidades, na FUNARTE-MG e no Espaço Comum Luiz Estrela. Estreou o projeto ‘PELADA - Campeonato Performático de Futebol’ pelo Projovem Adolescente, integrando a mostra artística e periférica Teatro na Quebrada.


Serviço
Espetáculo Ópera Bruta
Quando: 08 a 11/02/2019, às 18h
Onde: CCBB na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte (MG).
Quanto: R$ 30 inteira | R$ 15 meia.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários