#OrgulhoNegro: Precisamos falar sobre a escritora Conceição Evaristo, a ABL e o racismo brasileiro

setembro 01, 2018


Conceição Evaristo, 71 anos. Mulher negra, doutora e escritora premiada. Seu nome virou símbolo de resistência e luta não só na literatura brasileira, mas sobretudo na comunidade acadêmica – local em que o negro ainda é invisibilizado. 

Nesta semana, Conceição Evaristo foi um dos nomes cotados para garantir um acento na Academia Brasileira de Letras (ABL), cuja maioria é de homens brancos. Não conseguiu. Ganhou apenas um voto. E esse único voto diz muito mais sobre o Brasil que temos e do país que queremos: igualdade ainda que tardia.

Feche os olhos e tente se lembrar de quantas vezes na escola, ao estudar literatura ou história do Brasil, os autores dos livros didáticos ou os professores, fizeram questão de pontuar escritores negros ou momentos da história do Brasil em que o negro é protagonista ou o próprio autor/historiador negro pôde contar a história da população negra sem ser mediado por um outro autor branco?

Pode parecer pouco para alguns, mas para nós negros que somos invisibilizados não é. Ter o negro contando a sua própria história é muito importante. Muito mesmo. Traz pertencimento. Por isso é muito importante descobrir autores negros. Por isso é muito importante negros pesquisarem a sua própria história e terem o protagonismo de contar o seu legado histórico. Isso é autonomia e autoestima.

Não que autores brancos não possam contar sobre a população negra. Não é isso. Mas durante séculos, só os brancos tiveram direito a essa narrativa. E porque os negros também não podem ter esse protagonismo? Mostrando sim que a escravidão foi um genocídio e que a abolição da escravatura não teve nenhuma preocupação de inclusão social. Daí, quando vemos Conceição Evaristo não entrar na ABL tudo isso vem à tona. Mas, para quem não acompanhou todo esse debate, deve estar se perguntando: quem é essa mulher?

Conceição Evaristo é nascida em Belo Horizonte (MG) e formada em Letras na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Também é mestre em literatura brasileira pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ) e doutora em literatura comparada pela Universidade Federal Fluminense (UFF). 

Ela é autora de romances, contos e poemas, construídos a partir de sua “escrevivência”, termo criado por ela para descrever seu processo literário que parte do cotidiano, da memória e da experiência de mulher negra no Brasil. Publicou seu primeiro livro aos 44 anos e venceu o Prêmio Jabuti na categoria “contos” em 2015, com “Olhos d’água”.

Trata-se de uma autora que resgata a importância da literatura oral, onde o conhecimento popular ou até mesmo a história de um povo é repassada de geração para geração por meio da fala. Ao colocar essa linguagem oral em seus livros, Conceição Evaristo contribui para que o Brasil e o mundo conheçam mais de perto o regional e o local, sem que ele se perca ou se torne invisível. Para conhecer os livros publicados dela, clique aqui.

"A autoria de mulheres negras na literatura brasileira traz uma vertente com novas histórias, novos enredos, novos personagens, que na verdade borram a literatura. Essa autoria tem um discurso literário que se distancia do que foi escrito até hoje a nosso respeito. Ela parte de dentro de nossas experiências, somos nós dizendo de nós mesmos, nós como sujeitos de autoria, como sujeitos de temática, criando os nossos próprios enredos", conta Conceição Evaristo em entrevista ao Nexo Jornal.

E quando Conceição Evaristo se torna popular ao pleitear uma vaga na ABL todo movimento negro ganha também, principalmente as mulheres negras que durante anos foram renegadas a condição de subserviência. Todos nós negros ganhamos representatividade e saímos da invisibilidade. São poucos ainda, mas existem vários autores, pesquisadores, escritores, mestres e doutores negros. E eles são importantes para mostrar que o lugar do negro é onde ele quiser. Nessa história toda, quem perde é a ABL de fazer um ponto histórico diferente. #SomosTodosConceiçãoEvaristo





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários