#Eleições2018: Band e RedeTV! investem em debate multiplataforma para além da TV aberta

agosto 18, 2018



De olho na visibilidade e no crescimento de audiência das redes sociais, Band e RedeTV! optaram por realizar esse ano os seus respectivos debates eleitorais para presidente do Brasil com um viés multiplataforma, para além dos limites da TV aberta. E a estratégia deu certo: as emissoras conquistaram uma audiência expressiva não só na televisão, como conseguiram pautar o debate eleitoral nas mídias sociais.

Apresentado pelo jornalista Ricardo Boechat, além de uma parceria com o Youtube e o Google News Lab, a Band teve a transmissão ao vivo na internet de maior audiência do Brasil, com mais de 4 milhões de visualizações. Na TV aberta não foi diferente: o debate da Band com os presidenciáveis marcou 6,2 pontos de média com pico de 8 pontos, segundo dados do Ibope. O encontro aumentou a audiência da Band em 786% em relação às quatro quintas-feiras anteriores e foi a maior audiência de um debate na emissora, desde 2002.

Já a RedeTV! também tem muito o que comemorar. Com uma parceria com o Facebook que mostrava em tempo real o engajamento dos internautas em relação aos presidenciáveis e aos temas em torno deles, o debate da emissora teve uma audiência de quase 2 milhões de visualizações no Youtube

Na TV aberta, o debate da RedeTV! foi mediado por Amanda Klein, Boris Casoy e Mariana Godoy e marcou 3,4 pontos de média, com pico de 4 pontos, segundo dados do Ibope. Foi o maior índice registrado pela emissora no horário nobre de uma sexta-feira desde a saída do Pânico, em 2012. Nas semanas anteriores, a RedeTV! marcou 0,9 das 22h à 0h17.

Enquanto a Band optou por um formato mais tradicional onde cada candidato ficasse em púlpitos previamente sorteado, a RedeTV! já propôs rodadas com perguntas dos internautas e confrontos cara-a-cara no palco entre os presidenciáveis, o que rendeu bastantes comentários na web, que aguardava um embate mais direto dos candidatos. Um dos mais repercutidos nas redes sociais, por exemplo, foi quando Marina Silva confrontou Jair Bolsonaro.

E por falar em redes, no Twitter, por exemplo, tanto a Band, quanto a RedeTV! lideraram por horas os assuntos mais comentados na rede social em tempo real. Isso já mostra um hábito do público que já vem de algum tempo, sobretudo nos eventos esportivos ou no final de uma série ou novela de grande repercussão: independente da tela que o telespectador assiste, se é televisão, computador, celular, tablet ou notebook, o importante é a emissora oferecer opções para o público e criar uma linguagem que consiga conversar bem com essas telas.

Pensando nisso, tanto a Band quando a RedeTV! colocaram no ar conteúdo ao vivo que explorava as dúvidas do telespectador e interagia com o público nas redes sociais. Oferecer conteúdo multiplataforma é nada mais, nada menos do que entender que as emissoras de TV aberta – em especial, tem como principal negócio o conteúdo e não o meio de comunicação. 

Quem quer assistir um programa, um debate, enfim, qualquer tipo de produto audiovisual, não precisa ficar refém de um horário ou de uma única tela. O público quer escolher qual é o lugar que prefere assistir, uma evolução mais do que natural diante da diversidade tecnológica que temos. Não é a TV que está morrendo, mas a crença de achar que é apenas a TV o único meio de se consumir qualquer produção audiovisual. 

» Abaixo, assista ao primeiro debate na TV aberta com os presidenciáveis na Band:

» Agora, assista ao debate com os presidenciáveis transmitido pela RedeTV!:






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários