#CaféLiterário: Biografia conta a história do 1º médico de BH e fundador da Faculdade de Medicina da UFMG

agosto 09, 2018



No dia 20 de agosto, a partir das 19h30, no Salão Nobre da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), será lançado o livro “Cicero Ferreira - Um apóstolo da Medicina”, que conta a biografia do primeiro médico de Belo Horizonte e fundador da Faculdade de Medicina da UFMG. 

De autoria do jornalista, escritor e historiador Mário Lara, a obra é resultado de dois anos e meio de pesquisas e é composta por três volumes ricamente ilustrados e acoplados em uma caixa porta-livro. A história de Cicero Ferreira tem ligação direta com a Cidade de Minas, que estava sendo erguida no Curral del-Rey para ser a futura capital de Minas Gerais. 

Com o rápido crescimento da população da nova capital, a cidade estava se tornando insalubre e crescia o receio de epidemia. Foi quando Cicero deixou o posto na Comissão Construtora da Nova Capital para ser promovido o médico da cidade, nomeado pelo engenheiro Aarão Reis. 

Começa, então, a trajetória do Doutor Cicero Ferreira, primeiro médico de Belo Horizonte, chefe da Seção de Higiene da Prefeitura e, 17 anos depois, fundador da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais, em 1911.

Uma das várias importantes realizações de Cicero Ferreira foi transformar em realidade o sonho dos Inconfidentes com a fundação de uma Faculdade de Medicina em Minas Gerais. Como constata o autor Mario Lara, tal tarefa não foi nada fácil de ser executada, em virtude da intensa e violenta campanha movida pelos jornais do Rio de Janeiro contra o projeto.

A biografia traz ainda detalhes sobre a cidade de Belo Horizonte, recém-criada, e descreve o impacto que a morte de Cícero Ferreira, aos 59 anos, ocorrida em 14 de agosto de 1920, causou em toda a sociedade belo-horizontina. 

Por fim, conta também a trajetória dos dois filhos médicos formados na faculdade por ele criada e a história de Carlos Eduardo Ferreira, hoje, com 82 anos, um dos netos que representa o empreendedorismo do avô Cicero Ferreira, como líder do setor hospitalar. A solenidade de lançamento do livro é uma realização da família Cicero Ferreira, com o apoio da Faculdade de Medicina da UFMG e da Academia Mineira de Medicina.

Sobre o autor

Mário Lara é formado em Jornalismo pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da UFMG (Fafich-BH), com Pós-Graduação “Lato Sensu” – Especialização em História Regional: Sociedade, Cultura e Memória, no Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH). Como repórter e redator, trabalhou na revista Veja e nos jornais Última Hora, O Jornal e O Globo, dentre outros veículos de comunicação. 

Exerceu ainda as funções de Assessor de Imprensa em Minas Gerais dos governos de Tancredo Neves, Hélio Garcia e Eduardo Azeredo. Natural de Baependi, no Sul de Minas, é autor dos livros "Nas trilhas do Jangada"; "Nos Confins do Sertão da Farinha Podre"; "Uma fazenda chamada Mendanha"; "A saga da família Franco"; "Clube da Bolinha de Minas Gerais"; "Família, história e poder no Campo das Vertentes"; e "Prata: dois séculos de história".




Serviço: 
Lançamento do livro “Cícero Ferreira - Um apóstolo da Medicina”
Dia: 20 de agosto
Horário: 19h30
Local: Salão Nobre da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (Av. Professor Alfredo Balena, 190 – Belo Horizonte.)






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários