#DicaCultural: Festival de fotografia em Ouro Preto abre debate sobre imagem e pertencimento

julho 17, 2018

Foto: Rosauria Lobato / Reprodução. 

O Fotógrafos em Ouro Preto, festival de fotografia que discute o panorama atual do trabalho fotográfico, está de volta, com o tema A Cidade da Serra. São três dias de programação focada em oficinas, Papos com Foto e caminhada ecológica. As atividades serão realizadas no bairro Serra do Veloso, em um movimento de apropriação do espaço da Serra de Ouro Preto

“Chama a atenção que foi na Serra que Ouro Preto nasceu, com a mineração de ouro, mas hoje a cidade deixe de lado essa parte tão importante da nossa história”, afirma o fotógrafo Lucas Godoy, um dos idealizadores do evento.

Nesta edição, são oferecidas duas oficinas de fotografia para os moradores do bairro São Cristóvão. A oficina Liberdade e Identidade, com o fotógrafo curitibano Nilo Biazzetto, nos dias 19 e 20 de julho, das 13h às 17h; e a oficina de Fotografia Digital com o belo-horizontino Léo Drumond, das 18h30 às 22h30, também nos dias 19 e 20 de julho. As inscrições podem ser feitas na Mina Du Veloso, gratuitamente. 

No Papo com Foto, aberto a toda a comunidade ouro-pretana e para quem mais estiver na cidade, a quinta-feira, 19 de julho, às 17h30, é dia de receber Sidnéa Santos, Eduardo Evangelista e Léo Drumond para as conversas “Negras Histórias Pretas Conversas” e “A Estrela”. Na sexta, 20 de julho, também às 17h30, é a vez de “Veias de Ouro Preto, Portelinha e Corpos Conflitantes”, com André Castanheira, Nilo Biazzetto e Nilmar Lage.
Fotos: Antonio Souza Neto / Blog "A Riqueza de Viajar" / Reprodução. 

A programação se encerra com no domingo, dia 22 de julho, com a Caminhada Ecológica da Serra do Veloso, que objetiva apresentar uma nova forma de ver a cidade e seu entorno, sempre com o olhar da preservação ambiental. 

O Fotógrafos em Ouro Preto – A Cidade da Serra é uma realização em parceria do Fotógrafos em Ouro Preto, da Associação Comunitária do Bairro São Cristóvão, da Mina Du Veloso, do Coletivo DuVeloso, do Ouro Preto ArqueoTrekking, do Instituto Portfolio, da NITRO e da Voal Fotografia.

Programação – Fotógrafos em Ouro Preto 2018

19 de julho – quinta-feira
13h às 17h - Oficina de Fotografia Digital – Liberdade e Identidade, com Nilo Biazzetto, do Instituto Portfolio (Curitiba/PR) 
Local: Associação Comunitária do Bairro São Cristóvão

Inscrições: Mina Du Veloso 
17h30 - Papo com Foto - “Negras Histórias Pretas Conversas” e “Portelinha”, com Sidnéa Santos, Eduardo Evangelista e Nilo Biazzetto 
18h30 às 22h30 - Oficina de Fotografia Digital com Léo Drumond, da Nitro Imagens (Belo Horizonte/MG)
Local: Associação Comunitária do Bairro São Cristóvão

Inscrições: Mina Du Veloso 

20 de julho – sexta-feira
13h às 17h - Oficina de Fotografia Digital – Liberdade e Identidade, com Nilo Biazzetto, do Instituto Portfolio (Curitiba/PR) 

Local: Associação Comunitária do Bairro São Cristóvão
17h30 - Papo com Foto – “Veias de Ouro Preto, “Estrela” e Corpos Conflitantes”, com André Castanheira, Leo Drumond e Nilmar Lage
18h30 às 22h30 - Oficina de Fotografia Digital com Léo Drumond, da Nitro Imagens (Belo Horizonte/MG)
Local: Associação Comunitária do Bairro São Cristóvão. 

22 de julho – domingo
8h às 15h – Caminhada Ecológica da Serra do Veloso


Observações:
*As inscrições nas oficinas  são gratuitas e abertas para toda comunidade da Serra do Veloso e podem ser feitas na Mina Du Veloso.
** Os Papos com Foto são abertos ao público geral. Não é necessária inscrição.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários