#Copa2018: Brasil perde para a Bélgica e é eliminado da Copa do Mundo da Rússia

julho 07, 2018

Foto: Fernando Frazão / Fotos Públicas / Reprodução.

A TV Globo bem que tentou. Fez de tudo para que a Copa da Rússia emplacasse. E de certa forma conseguiu, mesmo transmitindo o Mundial sozinha na TV aberta. Foi estranho não ver a Band ou a Record ancorando o campeonato. A Globo foi ousada: mudou a programação e a narrativa da cobertura, flertando mais com o entretenimento com programas como o “Matrioskas” e o “Central da Copa”. O telespectador curtiu.

Até mesmo a cobertura dos Jogos do Brasil foi diferente. O resultado foi uma audiência acima dos 50 pontos de audiência na TV aberta, tanto na partida contra o México, quanto no jogo contra a Bélgica em que o Brasil foi eliminado por 2x0. Um feito excelente de audiência que não se via há bastante tempo. 

Veja também:
- Galvão Bueno faz editorial, e Glenda chora para a câmera
- Brasil perdeu a Copa, mas ainda é penta (e campeão de memes)

Por ter conseguido vender os direitos do Mundial na TV Paga apenas para a FOX Sports e para a SPORTV (que é do mesmo grupo Globo), temeu-se um prejuízo comercial, uma vez que os patrocinadores custaram para entrar. O que era para ser trágico, acabou se tornando uma “galinha dos ovos de ouro”, sobretudo para o comércio que se viu novamente reaquecido com os Jogos diurnos da Seleção Brasileira.

Mas, é importante recordarmos de uma coisa: o brasileiro não estava ligando tanto assim para o campeonato. Temos outros problemas [políticos] mais urgentes no País e tínhamos acabado de passar por uma Greve dos Caminhoneiros
Crédito: FIFA / Getty Images / Reprodução. 

O 7x1 da última Copa do Mundo aqui no Brasil e o fato dos golpistas terem utilizado a camisa da CBF como símbolo político [da direita ultraconservadora] fez muitas pessoas se desanimarem...é verdade. Mas foi só a bola entrar em campo e Tite mostrar, de forma prática, que a nossa seleção podia alçar voos mais altos, que vivemos sim o sonho do Hexa.

A seleção tinha alguns problemas ainda. O maior deles é a insistência [midiática] de destacar um herói. Neymar Jr. foi a bola da vez nesse quesito, o que colocava sobre o atleta um peso muito grande e, ao mesmo tempo, minimizava o trabalho dos outros 22 jogadores. E isso pode afetar um grupo. O ser humano é vaidoso. 

É tanto que alguns nomes não tão conhecidos do grande público vieram à tona durante a Copa, tais como Philipe Coutinho, Renato Augusto, William, Fernandinho, Gabriel Jesus, Paulinho, Alisson, entre outros, que tiveram o seu momento de destaque na #Copa2018, tanto quanto o “menino Ney”.
Crédito: FIFA / Getty Images / Reprodução. 

De fato, a Copa mexe com o emocional do brasileiro e até com a sua rotina no dia-dia. Quantas pessoas não aproveitaram o meio expediente para assistir os jogos com familiares e amigos? Quantas pessoas aproveitaram o Jogo para fazer outra coisa, já que o País inteiro só estava focado nisso? Cada um com seu cada qual.

Enfim, perdemos a Copa do Mundo. Não foi dessa vez que seremos Hexa. Vida que segue. Ah, e continua Tite! Isso é muito importante para a #Copa2022. #FicaDica





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários