#FIQBH: BH é palco da 10ª edição do Festival Internacional de Quadrinhos

maio 28, 2018


Entre os dias 30 de maio e 03 de junho, a capital mineira sedia o maior evento latino-americano dedicado ao gênero dos quadrinhos. O Festival Internacional de Quadrinhos de Belo Horizonte (FIQ-BH) vai oferecer ao público cinco dias de programação intensa e totalmente gratuita. As atividades estarão concentradas na Serraria Souza Pinto, mas também serão estendidas a outros três pontos da cidade. Para conferir a programação completa, clique aqui

A abertura oficial do festival está marcada para acontecer no dia 30 de maio, quarta-feira, às 16h30, na Serraria. O FIQ é uma correalização da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), por meio da Secretaria Municipal de Cultura (SMC) e da Fundação Municipal de Cultura (FMC), e do Instituto Periférico. A edição 2018 conta com os patrocínios da Oi e da Cemig, viabilizados por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais.

O FIQ-BH integra uma série de iniciativas da PBH de fomento à cultura, a exemplo do Festival Internacional de Teatro (FIT-BH), do Festival de Arte Negra (FAN) e do Festival Literário Internacional de Belo Horizonte (FLI-BH), entre outros eventos de grande importância no cenário cultural brasileiro.

"O FIQ é o primeiro festival do ano a ser realizado pela Fundação e pela Secretaria Municipais de Cultura e, com ele, abrimos um espaço para pensarmos junto com a sociedade a construção de um calendário unificado da cidade que incorpore os demais festivais organizados por outros agentes. Essa edição do FIQ parte desse movimento de escuta a partir de encontros realizados com a sociedade, o que é fundamental para que o festival esteja sempre perto de quem tem um olhar para a área em suas diversas instâncias, artísticas, culturais e também econômicas. Em diálogo com o setor, percebemos a necessidade de aproximar o FIQ de áreas estratégicas como os games e a animação, compreendendo também que, dentro da construção de uma política cultural voltada para os quadrinhos, o FIQ tem um papel essencial para a articulação de um pensamento voltado para a área”, afirma o secretário municipal de Cultura, Juca Ferreira. 

A temática desta edição são os “Processos Colaborativos”. Segundo o coordenador do FIQ-BH, Afonso Andrade, a proposta é abordar os aspectos colaborativos fundamentais na criação de quadrinhos, que serão refletidos na própria programação do festival. 

Esta edição contará com 26 debates, quatro exposições, cinco oficinas, homenagens, lançamentos, rodada de negócios, sessões de autógrafos e de cinema de animação, duelo de quadrinhos e atividades interativas. Todo o espaço possui acessibilidade e haverá intérprete de LIBRAS em todas as sessões realizadas no auditório. A curadoria do FIQ-BH 2018 é assinada por Ana Koehler, Carol Rossetti, Daniel Werneck e Fabiano Azevedo. 

“Este ano, como acontece tradicionalmente, o FIQ-BH recebe quadrinistas convidadas e convidados, nacionais e internacionais, para celebrar os quadrinhos em todas as suas potencialidades, em todas suas vozes e representações”, adianta Andrade. Estão confirmadas as presenças de mais de 500 profissionais, que, além de participarem da programação, vão expor seus trabalhos em 217 mesas e 22 estantes. 

Uma das presenças garantidas no evento é a da homenageada da 10ª edição do FIQ-BH: Érica Awano, profissional de destaque entre quadrinistas brasileiros, com reconhecida projeção internacional. Também têm presença confirmada no festival quadrinistas como o britânico Dave McKean, a belga Flore Balthazar, a francesa Gauthier, a alemã Claudia Ahlering e os italianos Zerocalcare e Mario Alberti, além de mais de uma centena de convidadas e convidados nacionais, como Eloar Guazzelli, Marcelo D'Salete, Dika Araújo e Rebeca Prado. 

Outra atração do festival é sua própria identidade visual que, tradicionalmente, é criada por uma ou um artista jovem do quadrinho brasileiro convidado para assumir esta tarefa. A imagem desta edição foi concebida pela quadrinista Cris Eiko, que também participará da programação. “Quis retratar esse momento em que o leitor ou leitora está com uma boa HQ nas mãos e se sentindo transportado no meio das ideias”, conta a desenhista animada por ter recebido o convite da organização do festival. 




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários