#VidaSaudável: Procon-MG promove Seminário sobre Segurança Alimentar em Belo Horizonte

março 29, 2018

Foto: iStock / Reprodução. 

Nos dias 03 e 04 de abril de 2018, será realizado em Belo Horizonte o Seminário sobre Segurança Alimentar. Uma realização da Escola Estadual de Defesa do Consumidor, do Procon-MG, o evento irá reunir especialistas de várias áreas para um debate aprofundado sobre temas relacionados à alimentação, ao direito do consumidor e à sustentabilidade.

O Guia Alimentar para a População Brasileira, formulado pelo Ministério da Saúde em 2014, vai nortear as discussões do Seminário sobre Segurança Alimentar. Para o coordenador do Procon-MG, Amauri Artimos da Matta, a publicação precisa ser amplamente divulgada. 

“Há muita desinformação sobre o que de fato é uma alimentação saudável. Mas se a pessoa lê o Guia, que é uma publicação fácil, acessível para todos os públicos, ela muda o seu comportamento em termos de escolhas alimentares”, revela.

A palestra de abertura do Seminário dará uma visão geral sobre o Guia Alimentar para a População Brasileira e será ministrada pelo professor do Departamento de Nutrição da Faculdade de Medicina da UFMG, Rafael Moreira Claro. Rafael participou da elaboração do Guia, junto ao professor Carlos Augusto Monteiro, do Núcleo de Pesquisas Epidemiológicas em Nutrição e Saúde da Universidade de São Paulo.

Rafael destaca que o Guia Alimentar para a População Brasileira é o principal instrumento ordenador das práticas alimentares no Brasil. “Para todas estas ações que a gente está fazendo de promoção da segurança alimentar e nutricional e até de promoção de saúde é lá no Guia que a gente deve se inspirar para isso”, explica. Nesse contexto, na sua opinião, o Seminário sobre Segurança Alimentar do Procon-MG tem grande relevância. 

“O Seminário traz duas coisas interessantes para nós que é não só a discussão do tema segurança alimentar e nutricional como a discussão do tema nesse contexto do alimento como um produto de consumo e do significado da alimentação adequada nesse mundo em que estamos inseridos. E é por isso que eu acredito que ter essa discussão a respeito da ressignificação da alimentação, ou seja, de não tratarmos o alimento como um produto qualquer de ser consumido, como uma calça ou um sapato, isso é parte integral do conceito de segurança alimentar e nutricional”, enfatiza Rafael Claro.

Na quarta-feira (04/04), a partir das 14h, a cantora e especialista em Nutrição Clínica e Docência da Educação Ambiental para a Cidadania e Sustentabilidade, Tânia Bicalho, fará uma apresentação musical com composições e paródias de sua autoria para promover a saúde e prevenir doenças de forma lúdica. Tânia Bicalho é graduada em Letras e em Nutrição.

Após criar o MPN – Música Popular Nutritiva, Tânia fez palestras-show em escolas, empresas, universidades e eventos em geral. De forma motivacional, as músicas abordam vários temas, como nutrição sustentável, importância da alimentação equilibrada, reaproveitamento de alimentos, saúde ambiental, dentre outros.


SERVIÇO:
Seminário sobre Segurança Alimentar do Procon-MG
Em Belo Horizonte – Dias 3 e 4 de abril de 2018 – Entrada gratuita.
Local: Auditório Vermelho da Procuradoria-Geral de Justiça (Av. Álvares Cabral, 1690, 1º andar – Santo Agostinho – BH).





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários