#Websérie: "Todos Diferentes, Todos Iguais" debate acessibilidade e inclusão da Pessoa com Deficiência

outubro 18, 2017

Personagens da websérie que aborda a vida das pessoas com deficiência. Foto: Reprodução.

“A gente só sabe a dificuldade de um deficiente quando se torna um”. A frase  está presente na websérie "Todos Diferentes, Todos Iguais", lançada pelo canal no YouTube da Sompo Seguros, que quer mostrar por meio de histórias reais, pessoas que venceram obstáculos pessoais em prol do seu próprio bem-estar para uma #vidasaudável.

Neste mês, o último episódio da websérie traz ao público o debate sobre a relação da Pessoa com Deficiência com a sociedade, sobretudo nas relações amorosas. Os participantes comentam a percepção que muitas pessoas têm em relação à sexualidade, mostrando o quão é importante quebrar certos tabus e preconceitos em relação à sexualidade.

Por meio dos depoimentos, é possível verificar que, se por um lado existe uma certa curiosidade sobre o tema, por outro, o tabu também prevalece, por meio de ideais pré-concebidas de que o cadeirante, por exemplo, não pode ter sexo casual ou só se relaciona com outro cadeirante. 

As observações da blogueira Ana Kelly, do atleta profissional de rugby em cadeira de rodas Lucas Junqueira, do humorista Paulo Fabião e do mágico ilusionista Vagner Molina, mais conhecido como Mágico Burke; também contribuem para a reflexão para questões como a falta de acessibilidade em motéis ou a forma infantilizada como a questão da deficiência física é tratada. Assista o vídeo:

Inovação

Com uma estratégia diferente de levar webdocumentários em seu canal no YouTube, a Sompo Seguros passou a trabalhar com novas narrativas em seus canais de comunicação a fim de estabelecer um ciclo de comunicação com o consumidor, traduzindo o conceito da companhia “Você Sempre Bem” por meio de histórias de empoderamento, que estimulem atitudes positivas que mudam o mundo.

A primeira Websérie de oito episódios, lançados entre novembro e dezembro de 2015, apresentou histórias reais de seis pessoas que fazem a diferença na vida do próximo com atitudes simples, mas essenciais. Os seis personagens são pessoas comuns que decidiram realizar ações voluntárias em prol de uma causa. 

Estimulados por diferentes motivações, mas tendo em comum a ideia de que pequenas atitudes podem gerar grandes transformações, os personagens são exemplos de que uma pessoa com vontade e iniciativa para se dedicar parte de seu tempo em benefício do próximo pode influenciar seu entorno e contribuir com mudanças fundamentais na sociedade e na vida de outras pessoas.

Já a segunda websérie, também apresentou em seis episódios veiculados entre 25 de janeiro e 1 de março deste ano, relatos de seis pessoas que superaram dificuldades, conquistaram objetivos que não só mudaram suas vidas, mas também os estimularam a fazer do próprio exemplo uma ferramenta de transformação.

“A ideia é mostrar que somos todos agentes de transformação, que podemos contribuir com nossas atitudes com uma sociedade mais inclusiva, justa e que propicie o bem-estar das pessoas”, ressalta André Gouw, gerente de Comunicação e Marketing da Sompo Seguros S.A., empresa do Grupo Sompo Holdings. Todos os episódios das Webséries podem ser conferidos no Canal do YouTube da Sompo Seguros.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários