#Curiosidade: Entenda os desafios e mudanças enfrentadas pelos médicos

outubro 18, 2017

Foto: iStock / Reprodução.

No dia 18 de outubro é celebrado o Dia do Médico. Considerada umas das profissões mais antigas, passa por adaptações com os avanços tecnológicos constantes, além de lutar para manter o lado humano, essencial para sua prática, sobretudo nas questões que envolvem a saúde pública.

A ligação entre "vocação" e medicina é uma certeza para a maioria dos que sonham com a carreira. Dedicação, atualização constante, amplo conhecimento e, atualmente, intimidade com os avanços tecnológicos são essenciais para quem deseja ingressar nesta profissão. 

Dados divulgados pelo Conselho Regional de Medicina informam que Minas Gerais possui cerca de 48,5 mil médicos credenciados. Na região metropolitana de Belo Horizonte há um médico para cada 280 pessoas.

Segundo o cardiologista e docente do curso de Medicina da Faminas-BH, Dr. Guilherme Ribeiro Câmara, o profissional de medicina tem que se preocupar com vários desafios, atualmente. “São inúmeros, seja humano, técnico e até mesmo na questão social, dependendo do tipo de paciente”, revela. Além disso, ele garante que o médico é considerado pela sociedade como um advogado da saúde e tem que ter as principais competências exigidas pela profissão. “Não adianta só gostar, tem que ter vocação”, alerta.

Para Câmara, a medicina tem sofrido muitas mudanças. “Antigamente os médicos estudavam questões mais técnicas e científicas. Mas com o avanço da tecnologia e da ciência, muita coisa mudou. A primeira é um aliado importante na medicina, pois por meio dela, o profissional da saúde obtém resultados mais eficazes ”, completa.

Um fator importante também é o relacionamento entre médico e paciente. Prezar pela segurança, dar voz e autonomia, dividindo as responsabilidades e passando segurança. “Precisamos saber ouvir, temos que aflorar o lado humano e sempre entender o lado do outro. Cada indivíduo representa uma história de vida. Além disso, nossa rotina inclui horas de plantões, decisões difíceis, mas que sempre são compensadas, quando ajudamos alguém”, conclui o especialista.

Investimentos 

Para os estudantes, as premissas não são tão distintas. Escolher uma universidade/faculdade que oferece um curso de qualidade e reconhecido pelas instituições que regulamentam o ensino no Brasil é de extrema importância, pois ter a chancela de uma universidade reconhecida e bem colocada no ranking de instituições de ensino superior do País é primordial.
Foto: iStock / Reprodução. 

Cientes desta preocupação, a Faculdade de Minas, FAMINAS-BH, fez um amplo planejamento que envolveu melhorias em cinco pilares estruturais internos, que vão desde o corpo docente à infraestrutura, e conquistou, recentemente, a nota máxima em avaliação do INEP e Ministério da Educação (MEC). Com esse conceito, hoje está entre as cinco melhores Faculdades privadas de Medicina do Brasil. A instituição possui o curso em seu portfólio desde agosto de 2012.

Segundo o diretor de Ensino da FAMINAS-BH, esta conquista retrata a formalização e o reconhecimento do nível de excelência do ensino médico da FAMINAS-BH. “Certificado pelo órgão máximo de regulação e avaliação do ensino superior, que é o MEC, essa nota corrobora com o trabalho sério, dedicado e engajado da Coordenadoria do Curso de Medicina, Professores e Diretoria da FAMINAS-BH em prol da formação integral do egresso médico”, revela.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários