#DicaCultural: Senac leva tuk-tuk gastronômico e oficinas gratuitas para o Fartura BH

outubro 18, 2017

Foto: Alexandre Farid / Reprodução.  

Belo Horizonte sedia, nos dias 21 e 22 de outubro, o Festival Fartura BH 2017. Em sua quarta edição, o evento tem a proposta de promover a cadeia produtiva gastronômica brasileira e estimular a interação entre produtores, chefs, empreendedores, clientes e visitantes. 

Apoiador educacional do Festival, o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial de Minas Gerais (Senac-MG) leva uma programação gratuita de oficinas interativas e atividades que vão destacar a cultura mineira, a versatilidade dos ingredientes típicos e as curiosidades da cozinha internacional. No menu, estão produtos alimentares resgatados por meio do projeto Primórdios da Cozinha Mineira, realizado pela instituição. O evento acontece na Rua Tenente Brito, 1090, Barro Preto, na capital mineira.

Durante os dois dias de festival, os chefs do Senac conduzem atividades abertas ao público. No sábado, às 12h30, o chef Luciano Avellar prepara a receita de churros assado e recheado com ragú de costela no Espaço Degustação. Além de acompanhar o preparo ao vivo, os participantes poderão experimentar o prato. No mesmo horário, no Espaço Interativo, visitantes participam da produção do Sanduba Mineiro junto com o chef João Victor Bertolotti.

No domingo, o chef Beto Haddad apresenta o sabor da Sopa Vietnamita, que será preparada no Espaço Degustação, às 12h30. O público poderá conhecer e degustar o prato de origem estrangeira que é feito com um fundo de carne e molho de peixe. Às 14h30, no Espaço Interativo, o chef João Victor Bertolotti volta a comandar a oficina com a receita do Mexidão.

Atração que fez sucesso no Festival Cultura e Gastronomia de Tiradentes, o tuk-tuk gastronômico também está confirmado para o Fartura 2017. O veículo, muito popular em países da Ásia, foi adaptado para abrigar uma estrutura de cozinha e levará a experiência de uma refeição completa ao público em três edições por dia. 
Foto: Alexandre Farid / Reprodução.  

“A proposta é selecionar visitantes aleatoriamente para vivenciarem a alta gastronomia preparada com ingredientes dos Primórdios da Cozinha Mineira”, destaca Hans Eberhard Aichinger, gerente de Turismo, Gastronomia e Hotelaria do Senac. Entre eles, estão queijo do Frei Rosário, hidromel do Caraça, taioba, ora-pro-nóbis e a farinha de inhame. O chef executivo do Senac em  Minas Ronie Peterson comanda a atividade com auxílio de maître e garçom exclusivos.

As oficinas do Senac são gratuitas e têm vagas limitadas. As senhas para participar serão distribuídas no local. Os ingressos para o Fartura BH 2017 custam R$ 15 e R$ 7,50 (meia-entrada) e podem ser trocados por quatro litros de leite ou quatro quilos de alimento não-perecível (exceto sal, fubá e açúcar). As entradas estão à venda no site Sympla e a troca de ingressos pode ser feita nas lojas Verdemar do Sion e da Raja Gabaglia. Informações pelo site oficial.

PROGRAMAÇÃO 

21/10 – Sábado
14h, 16h30 e 19h - Tuk tuk gastronômico
12h30 - Espaço Degustação: Churros assado e recheado com ragú de costela, com Luciano Avellar (Chef Executivo do Senac em Minas)
12h30 – Espaço Interativo: Sanduba Mineiro, com João Victor Bertolotti (professor de graduação tecnológica em Gastronomia do Senac)

22/10 – Domingo 
14h, 16h30 e 19h - Tuk tuk gastronômico
12h30 – Espaço Degustação: Sopa Vietnamita, com Beto Haddad (professor em graduação tecnológica em Gastronomia do Senac)
14h30 – Espaço Interativo: Mexidão, com João Victor Bertolotti (professor de graduação tecnológica em Gastronomia do Senac)




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários