#Inclusão: Filarmônica de Minas Gerais lança programa para fomentar ações educacionais

outubro 29, 2017

Foto: Rafael Motta / Reprodução.  

A Filarmônica de Minas Gerais acaba de lançar a edição 2017 do programa Amigos da Filarmônica. Com essa iniciativa, o Instituto Cultural Filarmônica busca o apoio de pessoas físicas em favor da Programação Educacional da Orquestra, por meio de contribuições diretas ou incentivadas. 

As contribuições diretas podem ser feitas em qualquer época; já as incentivadas, que são declaradas e abatidas no Imposto de Renda Pessoa Física 2018 (ano-base 2017), precisam ser feitas até o dia 29 de dezembro de 2017.

Este é o terceiro ano do programa. Nas primeiras edições, 348 pessoas responderam a esse chamado, e suas contribuições foram fundamentais para a execução dos quatro programas de cunho educacional que têm como foco a formação de público para a música clássica, o incentivo a novos compositores e o aprimoramento de jovens regentes. 

Nesse período, 163 escolas municipais e estaduais participaram dos Concertos Didáticos, permitindo a 8.100 crianças um primeiro contato com a música clássica; 17.916 pessoas assistiram, em família, aos Concertos para a Juventude; 61 compositores brasileiros participaram do Festival Tinta Fresca, enviando suas obras para a banca examinadora, sendo que as 9 obras selecionadas foram apresentadas ao público em concertos gratuitos; e 69 jovens regentes se inscreveram e 29 participaram do Laboratório de Regência, visando o aprimoramento de seus talentos.

O programa Amigos da Filarmônica é uma forma de permitir que admiradores da Orquestra contribuam diretamente para suas ações educacionais. Ao colaborar com a Filarmônica de Minas Gerais, o Amigo recebe contrapartidas como ingressos para alguns concertos da Orquestra, acesso aos ensaios abertos e visita guiada.

A inscrição no programa e a contribuição podem ser feitas pela internet ou pessoalmente, na Sala Minas Gerais, em dias de concerto, e também por depósito bancário. As pessoas interessadas podem acessar o site da Orquestra, enviar um e-mail para amigos@filarmonica.art.br ou ligar para o telefone: (31) 3219.9029.

Formas de contribuição

1. Incentivada, abatendo o valor do Imposto de Renda de Pessoa Física. A legislação brasileira permite a destinação de até 6% do imposto devido para projetos culturais. As contribuições a serem declaradas no Imposto de Renda de 2018 (ano-base 2017) precisam ser feitas até o dia 29 de dezembro de 2017.
2. Direta, sem abatimento no imposto de renda, podendo ser feita em qualquer época do ano.

Como fazer a contribuição?

1. Online: pelo site oficial ou digitando fil.mg/amigos no navegador.
2. Na Sala Minas Gerais (em dias de concerto): no balcão do programa Amigos da Filarmônica.
3. Por depósito bancário: o depósito pode ser feito diretamente nas contas indicadas no site.

Sobre a Orquestra Filarmônica de Minas Gerais

Belo Horizonte, 21 de fevereiro de 2008. Após meses de intenso trabalho, músicos e público viam um sonho tornar-se realidade com o primeiro concerto da primeira temporada da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais. 
Foto: Rafael Motta / Reprodução.  

Criada pelo Governo de Minas Gerais e gerida pela sociedade civil, nasceu com o compromisso de ser uma orquestra de excelência, cujo planejamento envolve concertos de série, programas educacionais, circulação e produção de conteúdos para a disseminação do repertório sinfônico brasileiro e universal. 

Um dos mais bem-sucedidos programas continuados no campo da música erudita, tanto em Minas Gerais como no Brasil, reconhecida com prêmios culturais e de desenvolvimento econômico, em 2017 a Filarmônica está apresentando sua décima temporada e continua contando com a participação de grandes músicos para celebrar a Música e o respeito conquistado junto ao público.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários