#Fliaraxá2017: VI Festival Literário de Araxá reúne escritores brasileiros e lusófonos

outubro 04, 2017


Uma mistura de linguagens, arte e conhecimento irá movimentar Araxá entre os dias 15 e 19 de novembro, palco da sexta edição do #Fliaraxá2017 - VI Festival Literário de Araxá. Com programação variada, que inclui oficinas, lançamento de livros, sessão de autógrafos, teatro, painéis, saraus, contação de histórias, música, exposição e a grande novidade: o "Diálogos em Espiral", que pretende desconstruir o velho modelo de debates e mesas, onde o público interage com os autores com mais dinamismo. 

O tema, "Língua, Leitura e Utopia" será o grande eixo de conteúdo onde "a utopia entra como reflexo das possibilidade de transformação social e cultural que o País e o mundo necessitam", afirma o curador e criador do Festival, Afonso Borges. Pela primeira vez, o evento vai acontecer no Tauá Grande Hotel de Araxá.

O #Fliaraxá2017 contará com a presença de nomes importantes da literatura lusófona, entre eles, Mia Couto, Arménio Vieira (maior nome da literatura de Cabo Verde, Prêmio Camões), José Eduardo Agualusa, Gonçalo Tavares, José Luís Peixoto, Filinto Elísio e Ondjaki. 

Nessa edição, o autor homenageado será o moçambicano Mia Couto, que terá uma noite especial no sábado (18/11) debatendo o tema: “Língua, Literatura e Utopia” ao lado da atriz Bruna Lombardi. O patrono será o português José Saramago (In Memorian), Prêmio Nobel de Literatura, em 1998, permissão concedida pela primeira vez em festivais literários pelo mundo. “Teremos uma exposição do livro "O Lagarto", de Saramago, que foi ilustrado pelo mais importante gravurista e cordelista vivo, o pernambucano J. Borges. Ela faz parte da mostra "Saramago Criança", um projeto educativo inédito que está sendo produzido pela comunidade estudantil de Araxá. 

“O VI Fliaraxá irá consolidar a importância do evento no cenário literário e cultural do Brasil. A proposta é transformar a cidade, durante estes cinco dias, na capital da lusofonia, onde serão acolhidos escritores, atores, músicos e estudiosos da nossa língua. Tudo isso, numa grande sinergia com autores brasileiros que também estarão na programação tanto adulta, quanto infantil”, explica Afonso Borges.

Entre os nomes nacionais presentes estarão: Zuenir Ventura, J. Borges, Pasquale Cipro Neto, Bruna Lombardi, Carlos Herculano Lopes, Leila Ferreira, Luiz Ruffato, Antonio Cicero, Mary del Piore, Ana Maria Gonçalves, Ana Paula Maia, Andrea Zamorano, Carlos Marcelo, Cristovão Tezza, Evandro Affonso Ferreira, Isabela Noronha, Laura Conrado, Lúcia Riff, Lucrécia Zappi, Daniela Zupo, Marcia Tiburi, Paulo Scott, Roberto Lima, Pedro Muriel, Telo Borges, Jose Luis Goldfarb, Claudia Giannetti, Sergio Abranches, Sergio Rodrigues e José Santos. No festival, o público também vai conferir os “Delírios Utópicos” de Cláudio Prado.

Além deles, o público infanto-juvenil contará com uma programação exclusiva, com a presença dos mascotes do Fliaraxá: Tamanduel e Lobato, e dos autores Alexandre de Sousa (português), Beto Junqueyra, Bianca Santana, Carlos Seabra (luso-brasileiro), Fernanda Takai, Eloar Guazzelli, Jô Oliveira, José Santos, Laura Conrado, Leo Cunha, Lucrécia Leite, Marco Haurélio, Marlette Menezes, Paula Pimenta, Salatiel Silva, Selma Maria, Silvio Costta e Tiago de Melo Andrade. 


Outra novidade desta edição é o "Espaço Araxá Terra das Letras", que terá como patrono o escritor Dirceu Ferreira. Nele, haverá uma programação especial com autores e intelectuais da cidade, como Luiz Humberto França, Canarinho, Rafael Nolli, Evandro Afonso Ferreira, Cassio Amaral, Mara Senna, Leila Ferreira, Heleno Alvares, Rodrigo Feres, Dirceu Ferreira, Marlette Menezes, Wagner Matias, Joubert Amaral, Liria Porto, Paulo Henrique Bragança, Lucas Matheus de Souza, César Campos, Vinicius Silva, Glaura Teixeira Nogueira Lima, Annette Akel, Bruno Riffel, João Batista Sena da Costa, José Otávio Lemos e seu filho Pedro, Grupo Fratelo, Fernanda de Oliveira, Augusto Rodrigues, Pedro Gontijo, Fernando Braga, Eduardo Maia, Glayer França Jordão e Armando de Angelis. Além disso, nesse ano, o Fliaraxá terá uma edição especial do Festival “Harmonize”.

Durante o festival, o público também poderá participar das oficinas. No escopo estão: Oficina de Letras de Música, ministrada por Murilo Antunes, Marcio Borges e Telo Borges; Oficina de Prosa, conduzida por Isabela Noronha; Oficina de Brinquedos, organizada pelo Museu dos Brinquedos; e a Oficina Desenhanças - desenho e histórias em quadrinhos, realizada por Eloar Guazzelli. 

Além delas, terá, ainda, oficina de Micronarrativas (Haicais e microcontos), ministrada por Carlos Seabra; Oficina de Escrita Criativa, conduzida por Marcia Tiburi e Evandro Afonso Ferreira; Oficina de Xilogravura, realizada por J. Borges e Jô Oliveira; e de Poesia na Cozinha, apresentada por José Santos e de Oficina de Criação, ensinada por Paulo Scott.

O #Fliaraxá2017 dará continuidade às linhas traçadas com sucesso em sua quinta edição: forte presença nas escolas, professores e pais, com interlocução junto ao poder público, na área de educação; uma grande livraria que venderá livros a preços reduzidos; o concurso que nesta edição passa a se chamar Prêmio de Redação Maria Amália Dumont "Literatura Nas Escolas”; programação específica e dirigida às crianças e adolescentes para explicar a importância da Lusofonia; e exposição sobre o livro “O Lagarto”, ilustrado pelo gravurista pernambucano J. Borges. 

O #Fliaraxá2017 é apresentado pelo Ministério da Cultura e Circuito CBMM de Cultura. Todas as atividades têm acesso livre graças à Lei Rouanet (Lei Federal de Incentivo à Cultura), com o apoio cultural do Itaú e da Fundação Roberto Marinho. A realização é da Associação Cultural Sempre Um Papo. 

Anos anteriores

O Fliaraxá é realizado no município mineiro, desde 2012. A primeira edição teve como tema “Juventude e Experiência” com a presença de 25 autores, reunindo 6 mil pessoas. Em 2013, com o tema “A Viagem na Literatura”, a segunda edição recebeu 44 autores e público de 8 mil pessoas. O terceiro evento, em 2014, com o tema “Leitura para um Mundo Melhor” somou 11 mil pessoas e presença de 39 autores. Em 2015, em sua quarta edição, o tema foi “Imagina o Livro. Imagina a Cidade”, contou com 60 autores e 15 mil expectadores. 

E, ano passado, na quinta edição, 16.732 mil pessoas participaram do festival, além de 70 convidados. Mais de 100 mil livros foram comercializados na livraria do Fliaraxá, durante os dias do evento, nestas cinco edições. Desde a primeira edição, é realizado um concurso que premia, em dinheiro, as cinco melhores redações de alunos das escolas da cidade, denominado Prêmio de Redação Maria Amália Dumont.

Serviço:
VI Festival Literário de Araxá – Fliaraxá
Data: 15 a 19 de novembro - quarta-feira a domingo - ENTRADA GRATUITA
Local: Tauá Grande Hotel de Araxá – Barreiro – Araxá/MG
Informações: www.fliaraxa.com.br




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários