#CaféLiterário: Livro sobre a banalização do cinismo na política é lançado em Belo Horizonte

outubro 31, 2017



Questões contemporâneas que envolvem a política brasileira são abordadas no livro “O Deputado – ou o cinismo”, o novo thriller psicológico de José Ernesto Bologna, que será lançado no dia 09 de novembro, no Auditório da Cemig, em Belo Horizonte (MG).

Baseando-se em um contexto extremamente atual – o ódio e o cinismo na política, Bologna se propõe a analisar, por meio de seus personagens, os dilemas éticos vividos pela sociedade brasileira, extensível a contextos mundiais, partindo do ponto de vista da psicologia e da filosofia.

Na trama, um deputado, modelo do mais absoluto cinismo, é sequestrado e levado para uma caverna, onde seus únicos contatos são uma figura obscura, que se anuncia como condutor de um experimento psicológico e moral, e sua assistente, com poder de ler pensamentos e sentimentos.

Valendo-se de um curioso enigma colocado desde o início e cuja solução dará ao deputado a liberdade, o sequestrador e sua assistente estudam em detalhes a natureza mental do sequestrado. 

Incapaz de resolver a charada, à medida em que o livro progride, o deputado tenta de todas as formas monetizar a sua condição de soltura; mas o sequestrador – absolutamente honesto em seus propósitos – é refratário a qualquer oferta.

Amparado em um amplo conhecimento de psicologia e filosofia, dono de um intenso estilo pessoal, Bologna propõe uma narrativa empolgante, combinando elementos de tensão crescente, discussões teóricas fluidas, ágeis e compreensíveis para o leitor.

Da prosa ao verso, da psicologia à filosofia, da ética à política, da intolerância à compreensão. Este livro discute a necessidade do equilíbrio entre liberdades e limites, estimulando a educação para a cidadania e o aprimoramento do Estado de Direito, por meio da reflexão ética e moral, apontando a violência sutilmente oculta no cinismo, e o ódio por ele justificado.  

Sobre o autor

José Ernesto Bologna é psicólogo de formação e entre outras atividades atua como professor na Fundação Dom Cabral. Bologna é autor de livros como “O Mundo é um Palco – Shakespeare 400 anos: um olhar brasileiro” (2016, Edições de Janeiro), “Diálogos Criativos – Domenico De Mais; Frei Beto” (2008, Sextante), “Estação Desembarque – Referências Existenciais para o Jovem Contemporâneo” (1999, Aquariana), entre outros.


Serviço
Local: Auditório da Cemig
Endereço: Av. Barbacena, 1200 – Belo Horizonte (BH)
Data: 09.11 (quinta-feira)
Horário: a partir das 19h30




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários