#Aniversário: Café com Notícias completa 10 ANOS de vida na internet

agosto 20, 2017



Neste domingo (20/08), o blog Café com Notícias completa 10 anos de vida na internet. Já são uma década produzindo e editando conteúdo voltado exclusivamente para a internet. Se alguém me perguntasse quando me formei em Jornalismo onde me veria daqui a dez anos, não imaginaria que seria editor de um blog jornalístico. Não mesmo. Mas construí este sonho aos poucos. E ele se tornou uma realidade que me abriu inúmeras portas profissionais.

Nesses dez anos trabalhando diretamente com a produção de conteúdo para a web, posso dizer sem medo de parecer arrogante, que o Café com Notícias foi uma escola para mim. Foi por meio do blog que pude treinar os meus textos jornalísticos e experimentar novas narrativas na web. Também aprendi muito sobre o mundo dos blogs e nas redes sociais.

Esses dez anos me mostrou que nem sempre o que a gente sonha para si acontece da forma que queremos. Pode acontecer coisas maravilhosas ou não. Mas tudo isso é um aprendizado importante. Há dez anos, quando eu falava com os meus colegas jornalistas que queria trabalhar com blog e redes sociais eu era chamado de louco e que isso não dava futuro.

Hoje em dia, mais do que nunca, o jornalista que não sabe produzir conteúdo para a web está defasado. A linguagem mudou muito e continua mudando. O jornalismo está ganhando outro modelo de produção e distribuição. Os veículos independentes como blog e sites feito por jornalistas (ou por pessoas que cansaram de um discurso segregador), está ganhando cada vez mais força.

Olhando para trás, percebo que hoje os meios de comunicação foram obrigados a engolir o conceito de diversidade, mesmo que muitos colegas ainda achem que tudo isso não passa de modismo. Não é. Somos todos diferentes. E ainda internet se tornou um canal forte para legitimar essas mais variadas formas de expressão e de vozes.

Ao mesmo tempo que me sinto realizado por completar 10 anos de Café com Notícias, fico preocupado com a situação do mercado de comunicação não só em Minas Gerais, mas no Brasil de uma forma geral. Estamos vivendo uma situação política complicada no país, com um golpe político-midiático-partidário-jurídico-econômico que tem colocado pautas que tentam enfraquecer todas as conquistas sociais das últimas décadas.

Por isso que a internet se tornou uma voz cada vez mais importante para propor reflexões. E espero, de verdade, que o Café com Notícias continue sendo um espaço para que não só as pessoas se informem sobre os mais variados assuntos da área de cultura/entretenimento, mas que também possam encontrar também pontos de reflexão e debate.

Eu podia escrever que o Café com Notícias cresceu muito e tem uma audiência de mais 3,8 milhões, desde a estreia. Mas, do que importa os números? Importa na verdade é a possibilidade de fazer um trabalho que cause empatia por propor discussões ou olhares que estejam fora do eixo ou que ajudem a dar visibilidade as inúmeras iniciativas culturais que acontecem em Belo Horizonte ou Minas Gerais.

Poder fazer isso é uma realização. E um grande presente para mim como jornalista e blogueiro.

Obrigado por fazer parte destes 10 anos! 




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários