SES-MG e Conselho Estadual de Saúde realizam a 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres

julho 06, 2017



A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) e o Conselho Estadual de Saúde de Minas Gerais (CES-MG) promovem, de 10 a 12 de julho, a 1ª Conferência  Estadual de Saúde das Mulheres. Nesta primeira edição do evento o tema é “Saúde da Mulher: desafios para integralidade com equidade”.

O evento, que irá acontecer no Minascentro, em Belo Horizonte (MG), tem como objetivo propor diretrizes para a Política Estadual e Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher no Sistema Único de Saúde (SUS). Ainda, a Conferência Estadual de Saúde da Mulher, é fruto das discussões e propostas apresentadas nas conferências municipais, realizadas no interior do estado e também nas plenárias dos movimentos populares e sociais organizadas pelo CES-MG, conselheiros e profissionais de saúde.

Além disso, especificamente nesta Conferência, preocupou-se em observar a paridade dos segmentos do controle social (50% usuárias, 25% trabalhadoras da saúde e 25% de gestoras e prestadoras de serviço), preocupando, sobretudo, com a observância do gênero: 70% das delegações são compostas por mulheres. É importante destacar que esta conferência é também uma etapa preparatória para a 2ª Conferência Nacional de Saúde da Mulher, que ocorrerá de 1º a 04 de agosto, em Brasília-DF.

Veja também no Blog da Saúde MG:
- Direitos das mulheres no SUS; conhecer para defender!

O público estimado da Conferência é de, aproximadamente, 700 pessoas por dia – sendo que 70% será composto por mulheres, dentre delegadas eleitas nas conferências municipais; plenárias dos movimentos populares e sociais organizadas pelo CES-MG, conselheiras e profissionais de saúde e convidadas, conforme resolução do Conselho Nacional de Saúde.

A abertura oficial da Conferência será realizada na segunda-feira (10/07), a partir das 19h. Porém, a discussão da primeira mesa temática começa às 14h, debatendo “a situação atual do País e seus impactos na vida das mulheres”. Abaixo, confira a programação da Conferência:


História

Na linha de tempo da criação do Sistema Único de Saúde (SUS), em 1986, um movimento de mulheres ocupou a 8ª Conferência Nacional de Saúde levando consigo o lema: “As mulheres adoecem pelo simples fato de serem mulheres”. Dessa iniciativa veio a 1ª Conferência Nacional de Saúde das Mulheres, em outubro do mesmo ano.

Depois de 31 anos e muitas políticas públicas aprovadas, este ano acontece a 2ª Conferência Nacional e a 1ª Conferência Estadual de Saúde das Mulheres em Minas Gerais, para reafirmar o direito ao acesso à saúde pública com equidade e ampliar seus conceitos e objetivos de forma mais inclusiva. Clique aqui e confira as resoluções e documentos que orientam a 1ª Conferência Estadual de Saúde da Mulher.



Serviço:
1ª Conferência Estadual de Saúde da Mulher
Data: 10, 11 e 12 de julho.
Local: Minascentro, avenida Augusto de Lima, 785. Centro, Belo Horizonte (MG). 




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários