#MostraCineBH: 11ª edição da Mostra de Cinema de BH destaca a coprodução internacional
julho 18, 2017Belo Horizonte se prepara para receber, entre os dias 22 e 27 de agosto, mais uma CineBH – Mostra Internacional de Cinema de Belo Horizonte. O evento, em sua 11ª edição, está consolidado entre os principais festivais de cinema do Brasil e tem como objetivo destacar a coprodução internacional como instrumento colaborativo no diálogo e contextualização do mercado audiovisual.
Além da exibição de filmes, a mostra promove a consolidação de parcerias produtivas e intercâmbio de ações e informações, encontros de negócios e investimento na formação e capacitação de profissionais do setor audiovisual.
Neste ano, a 11ª Mostra CineBH ocupará sete espaços culturais da capital mineira: Fundação Clóvis Salgado, Mis Cine Santa Tereza, Cine 104, Teatro Sesiminas, Museu de Artes e Ofícios, Sesc Palladium e a novidade prevista para este ano com a montagem de um cinema ao ar livre na Praça da Estação, ponto central da cidade.
A realização da Mostra CineBH encerra a edição de 2017 do Cinema sem Fronteiras - programa internacional de audiovisual que a Universo Produção realiza em Minas Gerais -, com a exibição e discussão da produção contemporânea do cinema brasileiro, sua história, patrimônio, linguagens, estéticas e formas de inserção no mercado audiovisual.
Ao longo de seis dias de programação, oferecida gratuitamente ao público, a 11ª CineBH trará para Belo Horizonte uma seleção de filmes nacionais e internacionais, em pré-estreias e retrospectivas, mostras temáticas, além de promover debates, diálogos e encontros de negócios.
O evento investe na formação e capacitação de profissionais com a oferta de oficinas e workshops, além de realizar atividades voltadas para o público infantil, como a Mostrinha de Cinema.
Cinema na Escola
Professores e educadores da Região Metropolitana de Belo Horizonte já podem inscrever seus alunos para participar do Cine Expressão – A Escola vai ao cinema, que acontece no âmbito da 11ª Mostra CineBH.
O programa possibilita conscientizar, sensibilizar e envolver o universo educacional no contexto do audiovisual, promovendo encontros e debates entre o público estudantil de diversas faixas etárias e realizadores do setor audiovisual brasileiro.
Foto: Beto Staino / Universo Produção / Reprodução. |
Serão promovidas seis sessões cine-escola com exibição de nove curtas e um longa, nos dias 24, 25 e 29 de agosto, em três espaços culturais da capital mineira: MIS Cine Santa Tereza (plateia com 122 lugares), Teatro Sesiminas (plateia com 600 lugares) e no Sesc Palladium (Grande Teatro com plateia 1000 lugares). As inscrições são gratuitas podem ser feitas até 11 de agosto, pelo site oficial.
Para crianças de 05 a 08 anos, serão exibidos cinco curtas, nos dias 24 de agosto, às 8h30 e 14h, no Mis Cine Santa Tereza; e 29 de agosto, às 14h, no Grande Teatro do Sesc Palladium: “Lipe, Vovô e o Monstro”, animação de FelippeSteffens e Carlos Mateus; “Dourado”, de Bernardo Teixeira; “Cadê meu rango”, animação de George Munari Damiani; “A primeira flauta”, animação de Simon Brethé e Ricardo Poeira, e “Médico de Monstro”, ficção de Gustavo Teixeira.
Já os estudantes de 08 a 13 anos poderão conferir, nos dias 25 de agosto, às 14h, no Teatro Sesiminas; e 29 de agosto, às 8h30, no Grande Teatro Sesc Palladium, os curtas “A menina espantalho” e o recém-premiado “Marina não vai à praia”, ambos dirigidos por Cássio Pereira dos Santos; “Caminho dos Gigantes”, animação de Alois de Leo; e “A vida deve ser assim”, ficção de Roberto Burd.
Para jovens a partir de 14 anos a atração será o documentário “Últimas conversas”, obra derradeira de um dos maiores documentaristas brasileiros, Eduardo Coutinho, no dia 25 de agosto, às 08h30, no Teatro Sesiminas.
TODA PROGRAMAÇÃO É OFERECIDA GRATUITAMENTE AO PÚBLICO.
Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.
0 comentários