#Ciência: UFMG recebe Mostra Científica do 5º Salão Nacional de Divulgação Científica da ANPG

julho 16, 2017



Os jovens cientistas, presente e futuro das pesquisas brasileiras, estão reunidos na Mostra Científica do 5º Salão Nacional de Divulgação Científica da Associação Nacional de Pós-Graduandos (ANPG) para apresentar trabalhos de impacto de interesse da sociedade, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte. 

Nos dias 18 e 19 de julho, a partir das 13h, pós-graduandos, mestrandos e doutorandos irão defender ideias de mais de 110 projetos em diversas áreas na Escola de Engenharia da UFMG. Clique aqui para conferir a programação da Mostra Científica.

Um grupo formado por Mariana Amaral Raposo, Geyza Nogueira de Almeida Armiliato, Camila Abrahão Caram, Nathalia Sernizon Guimarães, Raíssa Domingues de Simoni Silveira e Unaí Tupinambás são autores do trabalho “Alterações Metabólicas e Risco Cardiovascular em Pessoas Vivendo com HIV/AIDS Sem o Uso de Antirretrovirais”. 

No estudo, feito em 2012, em Minas Gerais, foi possível identificar alterações metabólicas na população com HIV/AIDS (PVHA) antes do início da terapia antirretroviral (TARV), principalmente por baixos níveis séricos de HDL-colesterol, hipertrigliceridemia e obesidade abdominal.

Segundo Mariana Amaral, o acesso à terapia antirretroviral mudou o quadro de epidemia no Brasil e no mundo e, junto com a melhora na qualidade de vida e sobrevida da população com HIV/AIDS, aumentou o número de doenças não infecciosas. 

“O trabalho aponta para a necessidade de se avaliar e conhecer o perfil metabólico de pessoas que vivem com HIV/AIDS antes do início da terapia antirretroviral como forma de prevenção de futuras alterações metabólicas. A introdução da TARV pode potencializar a dislipidemia conferindo aumento do risco cardiovascular, principalmente entre aqueles com riscos clássicos para doenças cardiovasculares”, diz a mestranda da UFMG que apresentará o trabalho.

Projetos polêmicos no Congresso Nacional também serão temas de trabalhos apresentados na Mostra Científica. A mestranda da PUC-SP, Marianna Ribeiro da Silva, vai apresentar o trabalho “Os Efeitos Nocivos da Escola Sem Partido Para o Ensino de Língua Portuguesa”, no qual vai abordar as consequências do projeto para a formação de cidadãos críticos e reflexivos. A estudante apresentará os prejuízos que o ensino da Prática Textual sofrerá com a redução da carga horária das aulas de Filosofia, Sociologia e História.

Alguns projetos a serem apresentados tem relação direta com a cidade de Belo Horizonte, como o trabalho "Cracolândias e Desorganização Social: Circuitos de Consumo de Crack no Bairro Lagoinha, Região Central de Belo Horizonte". A Mostra Científica tem entrada livre para todos.

Sobre a ANPG

A Associação Nacional de Pós-Graduando (ANPG) é a entidade representativa dos pós-graduandos brasileiros. É a ponta nacional de uma rede de APGs (Associações de Pós-Graduandos) locais que estão espalhadas ao longo de todo território nacional. É também a 99ª entidade científica filiada à SBPC.


SERVIÇO:
5º Salão Nacional de Divulgação Científica
De 18 a 21 de julho de 2017
Local: Escola de Engenharia do Campus Pampulha da UFMG
Outras informações: www.salaonacional.org.br




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários