#Investimento: Rádio Inconfidência passa a ser transmitida em nova sede em Belo Horizonte

junho 17, 2017

Foto: Carlos Alberto / Imprensa MG.

Nesta semana, mais precisamente no dia 12 de junho, a Rádio Inconfidência (FM 100,9 - Brasileiríssima e a AM 880 - O Gigante do Ar) passou a ser transmitida diretamente do Centro de Cultura Presidente Itamar Franco, no Barro Preto, em Belo Horizonte. No segundo semestre deste ano, o local vai também ser o endereço oficial da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais e da Rede Minas de Televisão. Para ouvir a Rádio Inconfidência pela internet, clique aqui.

Na estreia desta nova fase da Rádio Inconfidência, o governador do Estado de Minas Gerais, Fernando Pimentel, participou ao vivo do programa "Casa Aberta", apresentado pelo diretor artístico da emissora, Elias Santos. Pimentel foi convidado a participar de três quadros do programa. 

No bloco “Ao Mestre com Carinho”, lembrou de um professor querido, Francisco Iglésias, da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Já no quadro “Sequência do Ouvinte”, pediu as músicas “Timoneiro”, de Paulinho da Viola, e “Doce de Coco”, de Jacob do Bandolim. Ao indicar um livro, sugeriu o romance “Machado”, de Silviano Santiago. 

Antes de participar ao vivo do "Casa Aberta", o governador descerrou a placa que marcou a transmissão inaugural da rádio, a partir da nova sede,  e conheceu as novas instalações da emissora. Ainda na nova sede da Rádio Inconfidência, o governador recebeu uma carta com sugestões e demandas na área de política pública de comunicação assinada pelos Sindicatos dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais e dos Trabalhadores do Serviço Público de Minas Gerais, pela Associação dos Servidores Profissionais da Rede Minas e pelo Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação

Veja também:
- Fusão entre Rádio Inconfidência e Rede Minas começa a se tornar realidade

Para o presidente da Empresa Mineira de Comunicação, Flávio Henrique, a inauguração do novo prédio é um “marco na comunicação pública de Minas Gerais”. “Isso prova que o governo Pimentel está investindo de fato na infraestrutura e na possibilidade de um crescimento da rádio e da TV pública. Estamos com o que existe de melhor em sistema digital. É um divisor de águas porque vamos ter boas condições de trabalho e condições técnicas”, disse.

O presidente da Codemig, Marco Antônio Castello Branco, defendeu os investimentos da empresa na realização de obras no Centro de Cultura Presidente Itamar Franco.  “A obra tem um significado especial na história da Rádio Inconfidência e da TV Minas. Nós também estamos contribuindo para esta história, ao alcançar maior número de ouvintes”, completou.

Comunicação Pública

A Rádio Inconfidência é uma empresa pública estadual que oferece música de qualidade, além de literatura, jornalismo, esporte, cinema, cultura e cidadania aos seus ouvintes. Opera na FM 100,9, também conhecida como Brasileiríssima, e na AM 880, “O Gigante do Ar”. Também na internet oferece a sua programação completa.
Inauguração da nova sede da Rádio Inconfidência, durante o programa "Casa Aberta". Foto: Carlos Alberto / Imprensa MG.

Em 2016, quando completou 80 anos de história, a Rádio Inconfidência ganhou dois presentes: uma nova programação para a FM, mais diversificada, com 21 novos programas que envolvem personagens da vida cultural de Belo Horizonte e de Minas Gerais. Entrevistas, programas especiais para os diversos públicos e um serviço de informação de excelência. Essa nova fase reafirma a vocação artística e cultural da rádio, com a característica de ser uma emissora dedicada à música brasileira.

Além disso, a emissora começou a se preparar para o processo de integração com a Fundação TV Minas, que dará origem à Empresa Mineira de Comunicação, criada por meio da Lei nº 22.294, de 20 de setembro de 2016.



Fonte: Agência Minas.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários