#CaféConvidado: Será que possível encontrar um bom serviço de internet banda larga no Brasil?

junho 24, 2017

Foto: Site Ariase / Reprodução. 

Apesar dos brasileiros serem um dos países mais conectados do mundo – se analisarmos do ponto de vista de engajamento na web e nas redes sociais, temos a 9ª pior internet do mundo, segundo uma pesquisa publicada no ano passado. Mas, mesmo assim, será que é possível encontrar um bom serviço de internet banda larga no nosso país?

Na seção Café Convidado desta semana, o internauta Ricardo Pereira, que é leitor do Café com Notícias e trabalha na área de marketing, analisou os que apresentam um serviço de internet banda larga boa qualidade, atendendo aspectos como estabilidade e velocidade da conexão. Abaixo, confira o artigo completo:

Melhor Serviço de Internet Banda Larga por Estado

Por Ricardo Pereira*


Não é novidade que a qualidade da internet no Brasil é bastante inferior a muitos outros países. Esta situação ainda é mais grave quando vemos que os brasileiros são um dos maiores consumidores deste serviço.

Então fica a pergunta: “Como é que é possível ter um serviço mau quando tantas pessoas utilizam?” A resposta é falta de dinheiro e investimento por parte (das empresas privadas que não modernizaram a rede de telecomunicações no país herdada na época das privatizações e) do Governo em infraestruturas. Se isso tivesse sido feito, melhoraria muitas as condições.

A ANATEL à alguns meses conduziu uma pesquisa, entrevistando cerca de 150 mil pessoas por todo o Brasil, para avaliar o seu serviço de Internet banda larga.

Os fatores que foram avaliados são os seguintes: preço, qualidade do atendimento, estabilidade, velocidade da conexão e disponibilidade do serviço. Apesar do fator mais importante ser a velocidade da conexão, é preciso lembrar que isso também não é tudo e que todos os fatores importam.

Sendo assim, veja na tabela em baixo qual foi a operadora com mais aceitação e com maior pontuação dentro dos critérios apresentados em cada estado:
Acre
NET
Alagoas
Vivo
Amazonas
NET
Amapá
Inconclusivo
Bahia
NET
Ceará
NET
Distrito Federal
NET
Espírito Santo
NET
Goiás
Vivo
Maranhão
NET
Mato Grosso
NET
Mato Grosso do Sul
NET
Minas Gerais
Algar Telecom
Pará
NET
Paraíba
NET
Paraná
Sercomtel
Pernambuco
NET
Piauí
NET
Rio de Janeiro
TIM
Rio Grande do Norte
Cabo Telecom
Rio Grande do Sul
NET
Rondônia
Blue
Roraima
Oi
Santa Catarina
Vivo
São Paulo
TIM
Sergipe
NET
Tocantins
NET

Análise dos Resultados

Facilmente você consegue perceber que a operadora que mais se destacou neste estudo foi a NET, para surpresa de algumas pessoas.

Já operando à bastante anos no mercado de Internet banda larga, esta companhia conseguiu criar ótimas infraestruturas que fazem com que o seu serviço tenha qualidade e estabilidade acima da média.

“E é por esse motivo que recomendamos que teste a velocidade da sua Internet, e se ela não corresponder a pelo menos 60% do que lhe foi prometido, saiba que pode acabar com o contrato sem qualquer problema.”

Podemos também destacar que algumas das companhias que são mais famosas como a VIVO ou Oi não apareceram praticamente em nenhum estado. Apesar disso, elas oferecem muito boas condições e mesmo a qualidade do seu serviço está sempre a melhorar.

Uma das suas melhores vantagens é o fato de disponibilizarem Wi-Fi grátis através de certos serviços, sendo o Oi WiFi Fon um deles.

E então, concorda com os resultados do estudo relativamente ao seu estado?


___________________________________________
*Perfil: Ricardo Pereira é formado em Marketing e atua em Gestão de redes sociais e inbound marketing.













» Para participar da seção Café Convidado, do blog Café com Notícias, basta enviar para o e-mail wander.veroni@cafecomnoticias.com com um material de sua autoria. Pode ser uma reportagem (texto, áudio ou vídeo), artigo, crônica, fotografias, peças publicitárias, documentário, VT publicitário, spot, jingle, vídeo ou podcast, desde que você escreva um texto que contextualize essa produção com um artigo de opinião de até 1 lauda. Mas, atenção: pode participar estudantes de Comunicação Social (qualquer habilitação: jornalismo, publicidade, relações públicas, marketing, Rádio e TV, Cinema, Produção Editorial e Design Gráfico), profissionais recém-formados ou profissionais mais experientes de qualquer outra profissão. Participe e seja meu convidado para tomarmos um Café! OBSERVAÇÃO: Por ser editor responsável pelo Café com Notícias, o material enviado está sujeito a sofrer edição final para adequação da linha editorial abordada neste espaço.





Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários