#VivaADiferença: Nova temporada de “Malhação” quer debater a diversidade étnica e cultural

maio 15, 2017

Foto: TV Globo / Divulgação. 

Com uma proposta mais realista, a nova temporada da novela Malhação, da Rede Globo, estreou com um subtítulo provocativo de “Viva a Diferença”, principalmente em um momento em que os debates sobre diversidade étnica, cultural e sexual estão em alta não só entre os jovens, mas na sociedade de modo geral.

Escrita por Cao Hamburger e dirigida por Paulo Silvestrini, a novela que está há 25 anos no ar, sai pela primeira vez do Rio de Janeiro e se muda para São Paulo para contar a história de cinco amigas muito diferentes, mas que se conectam por, justamente, cada uma ser de uma realidade social e cultural completamente diferente.

Desta vez não teremos vilões, nem mocinhos, muito menos amores proibidos regados a suco e humor nonsense. Cao Hamburger mergulhou a fundo na missão de dar um colorido mais próximo da realidade do jovem brasileiro e o resultado no vídeo tem sido bastante realista e sensível. Nestas duas primeiras semanas de exibição a novela já teve cenas muito bonitas e que lembram trabalhos que estamos acostumados a ver na TV Paga ou na Netflix, por exemplo. As sequencias cênicas da novela mostram uma São Paulo solar e viva, como pouco se vê na TV.

O principal trunfo desta nova temporada de Malhação está no texto. Os criadores foram além da proposta de fazer um programa para jovens ou muito segmentado, uma vez que a novela fala para todas e todos, sem medo de expor debates ou de mostrar expressões preconceituosas que podem afetar um determinado grupo social perante o outro, discutindo privilégios sociais, sororidade, feminismo e igualdade, sem parecer piegas ou didático demais.

A trama começa com um encontro inusitado das protagonistas Keila (Gabriela Medvedovski), Ellen (Heslaine Vieira), Benê (Daphne Bozaski), Lica (Manoela Aliperti) e Tina (Ana Hikari). Keila entra em trabalho de parto, depois de uma pane no metrô. Pelo celular, as meninas conseguem orientações de como fazer o parto, enquanto uma delas vai atrás da segurança para pedir ajuda.

Por conta do nascimento do bebê de Keila, as meninas passam a conviver mais e, aos poucos, se descobrindo amigas e com mais coisas em comum do que imaginavam. A música de abertura é cantada por Karol Conka, cuja a letra de “Bate a Poeira”, celebra a importância de se respeitar e aceitar a diversidade social, uma vez que as diferenças constroem e podem fazer o mundo um lugar melhor para se viver. Abaixo, assista o vídeo de apresentação e a abertura de “Malhação – Viva a Diferença”:







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários