#CaféLiterário: Juliano Azevedo lança livros de crônicas que retratam temas do cotidiano

maio 16, 2017

Foto: Divulgação. 

O jornalista mineiro e professor universitário, Juliano Azevedo, lançou, recentemente, em Belo Horizonte, os livros “Uniformes” e “ Pé de abacate”, com 40 crônicas cada, que retratam temas do cotidiano e mineiridades. O autor sempre teve um desejo de se expressar, contando histórias, revelando segredos, compartilhando momentos em um blog na internet. Para comprar os livros, clique aqui.

Os escritos também foram publicados na imprensa. Juliano conta que foram mais de 200 crônicas, artigos, minicontos que ganharam corpo para se transformarem em livros. “Antes era apenas um sonho, um desejo de me expressar, contando histórias, revelando segredos, compartilhando momentos – meus e dos outros. Relatava os casos em diários. Com a tecnologia, passei a usar um blog na internet. Em seguida, os escritos foram publicados na imprensa. Foram tantos, mais de 200 crônicas, artigos, minicontos”, relembra. Os textos diversos ganharam corpo para se transformarem em livros.

São duas obras, com 40 crônicas cada, que retratam temas do cotidiano. Em “Uniformes”, estão os pensamentos e análises do autor, de acordo com os diferentes personagens no cotidiano. Ele fala do homem romântico, do cidadão crítico, do jornalista, do professor, do mineiro. Fala também do Brasil, de Minas, do mundo, dos diferentes uniformes, mostrando que somos seres únicos apesar das fantasias que temos de vestir para se adaptar à sociedade. 

“Em 'Uniformes', mostro que em busca de identidade, as pessoas se transformam em personagens criados pela imaginação ou pelos estereótipos sociais, mas também naqueles arquitetados por tribos incomuns como emos, neogóticos, punks, hipsters... Eu sou a mistura daqueles com quem convivi. Sujeitos diversos, complexos, alegres, medrosos, esperançosos. Sou a mistura de eus. Nessa coletânea de crônicas, apresento-me ao mundo por meio dos meus diversos personagens, das máscaras que andei vestindo para, afinal, dizer que sou muitos num mesmo eu. E quem não é? Somos muitos, mas com essência única”, relata o escritor. Ele conta ainda que o título é uma referência à música "Uniformes", da banda Kid Abelha, conjunto que é fã desde a infância.

Já no livro “Pé de Abacate”, Juliano faz uma homenagem às suas raízes. Em diferentes momentos, o personagem é a sua terra natal, Bom Despacho, cidade do interior de Minas, cenário de histórias familiares, de personagens pitorescos, de situações cômicas e algumas reflexivas. Não é uma obra autobiográfica, mesmo o autor escrevendo sobre as passagens da infância e da adolescência, já que ele relata as histórias que muita gente viveu. São lembranças, nostalgias, casos divertidos. Para emocionar, rir e recordar. 

“Remexendo nos pensamentos da minha infância, tentando resgatar traços da memória perdida, lembrei-me de vários momentos que vivi percorrendo uma das mais longas ruas de Bom Despacho. Esse pequeno pedaço de terra cercado pelos rios Picão, Lambari e São Francisco deixa saudade naqueles que bebem o marcante cafezinho da cidade. Assim surgiu a ideia do livro PÉ DE ABACATE, árvore marcante da minha vida, local onde aprendi a contar histórias, pois foi debaixo dele que ouvi muitos casos”, revela.

O livro "Uniformes" possui ilustrações produzidas por designers gráficos, ex-alunos de Juliano Azevedo, que contribuíram com desenhos relacionados ao tema de cada capítulo. A capa remete às transformações de um sujeito por meio da mistura de recortes de objetos comuns. 

Em "Pé de Abacate", as páginas capitulares possuem o trabalho da fotógrafa bondespachence, Ana Paula Assis, do Book Studio, que contribuiu com imagens características de Bom Despacho para ilustrar o livro. A capa também é uma obra de arte, produzida pelo artesanato de uma prima, Margarete Azevedo, que trabalha com decoração de caixas.

Sobre o autor

Juliano Azevedo é Jornalista, Chefe de Redação da TV Alterosa/SBT, professor universitário na Faculdade INAP. É também mestre em Estudos Culturais Contemporâneos pela Universidade Fumec, com pesquisas em televisão, publicidade, marketing, redes digitais e telejornalismo. 

É apaixonado por séries. Escreve, semanalmente, uma coluna no jornal Fique Sabendo (Bom Despacho) e no Jornal Cidade (Lagoa da Prata). Contribui também no Jornal do Buritis (Belo Horizonte) e nas revistas Olhaí (Conselheiro Lafayete) e Viva Bem (Oliveira).




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários