#Turismo: Pesquisa aponta que Belo Horizonte é o segundo destino mais visitado em Minas Gerais

abril 01, 2017

Foto: PBH / Belotur / Reprodução. 

Belo Horizonte é o segundo destino mais procurado pelos turistas que visitam Minas Gerais, ficando atrás somente do Circuito da Canastra. É o que aponta a pesquisa "Demanda Turística”, encomendada pela Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG)

As informações foram recolhidas entre os dias 16 a 29 de janeiro desse ano, com aplicação de 2.733 questionários em 39 municípios mineiros determinados de forma estratégica. A pesquisa prioriza ainda detectar as motivações, a satisfação e as expectativas de quem esteve em diversos destinos turísticos do Estado.

A capital mineira saiu do nono lugar em 2014 (última pesquisa realizada) para a segunda colocação. Entre os motivos apontados para essa mudança estão o sucesso do Carnaval de Belo Horizonte e a eleição pela Unesco do Conjunto Arquitetônico da Lagoa da Pampulha como Patrimônio Cultural da Humanidade.

A pesquisa aponta o perfil do turista que visita Belo Horizonte: a idade média é de 37 anos; 34% se hospeda em hotéis e pousadas; 51% são mulheres; 50% são solteiros; a permanência média do turista é de 8,7 dias; a motivação para a visita se divide entre 37,5% a lazer; 30% visita a amigos e parentes; e 15,7  negócios.

Essa mudança em relação a preferência de BH como destino turístico foi notada pela rede hoteleira da cidade. A gerente do Hilton Garden Inn, Giuliana Milani, conta que, apesar da forte presença de turistas que visitam a cidade para fazer negócios, tem percebido um movimento de grupos que se hospedam para visitar cidades vizinhas. "São visitantes acima dos 40 anos que chegam em excursões e aproveitam a localização estratégica de BH para conhecer, além da capital, outros destinos históricos e voltados para o turismo ecológico".

Para o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais, Ricardo Faria, a pesquisa, que é realizada desde 2006, é essencial para traçar as estratégias de gestão e do setor de forma ampla.“O estudo fornece uma série histórica de grande importância para análises estatísticas, gerando dados concretos do turismo. Assim, conseguimos criar políticas eficazes para as atividades que envolvem o setor alcançando resultados positivos em demandas desenvolvidas pela nossa equipe”, diz Faria.  




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, siga a company page no LinkedIn, circule o blog no Google Plus e assine a newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários